EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

NOTICIAS DE ROMA: CG26

NOTICIAS DE ROMA: CG26

Após um sério estudo do Relatório do Reitor-Mor sobre a situação da congregação intitulado: “Visão global e olhar profético” foi apresentada na Assembléia uma síntese dos principais desafios e das linhas de ação para o próximo sexênio.

O P Damásio foi convidado para fazer parte da equipe de redação “ad hoc” que elaborou tal síntese. Ela será entregue ao Reitor-Mor e ao seu Conselho como “pró-memória”. Posteriormente, este material será retomado pelas Regiões para uma maior concretização, sobretudo no que se refere às linhas de animação e governo.

Devido à morte do P Baruffi neste trabalhos fomos orientados pelo P Adriano Bregolin. O entendimento e a partilha entre os membros das duas Conferências (Cisbrasil e Cisur) que compõem a nossa Região caracterizou-se pela abertura e profundidade.

Antes da divisão das comissões, o P Lorezelli, membro da Comissão pré-capitular, nos apresentou o documento de trabalho do CG26.

Na sexta-feira, fomos divididos em 5 comissões. Estas comissões vão estudar o tema do CG26: “Da mihi animas cetera tolle” e algumas questões jurídicas apresentadas pelos Capítulos Inspetorias ou individualmente por parte de alguns irmãos.

O critério principal para a divisão dos Capitulares foi lingüística. As comissões estão assim organizadas: Comissão 1 (inglês), Comissão 2 (italiano e francês), Comissão 3 (italiano e espanhol), Comissão 4 (italiano e português) e a Comissão jurídica.

O P Damásio optou pela Comissão Jurídica. Eu faço parte, juntamente com a maioria dos brasileiros, da comissão 4. A minha comissão foi subdividida em 3 grupos: italiano, espanhol e português. Já no sábado pela manhã começamos a estudar o núcleo temático 1: “Retorno a Dom Bosco”.

No sábado a tarde e domingo os trabalhos do CG26 foram suspensos. Um grupo de capitulares foi visitar Florença. Os membros da Região Cone Sul foram convidados para um jantar em Frascati na obra em que estudou e veio a falecer Zeferino Namuncurá.

Hoje, domingo estive participando de uma bela celebração eucarística no Gerini por ocasião da “Festa dos Apostolados”, coordenada pelo nosso Reginaldo Cordeiro. Um verdadeiro show de dinamismo salesiano. Parabéns a todos, mas especialmente ao Reginaldo. Aproveitei também para um papo demorado e muito fraterno com o P Jefferson, muito querido pelos estudantes de teologia.

Bom, amanhã cedo retornaremos as nossas atividades. Convido a todos a continuar acompanhando as notícias do CG26. Como disse em outros comunicados, procurarei oferecer outras informações além daqueles oficiais noticiados no site da Congregação que divulguei anteriormente: www.sdb.org/cg26/gc26web/ita.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀