EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Notícias do Verão Turinese

Como parte do Projeto Comunitário do Studium Theologicum Salesianum de Ratisbonne se oferece aos estudantes, ao término do primeiro ano dos estudos teológicos, a oportunidade de ir à Itália para ao menos três importantes objetivos: efetuar um auxílio nas atividades pastorais (geralmente realizada junto aos jovens e adolescentes que participam do ‘Estate Ragazzi’ e das atividades oratorianas), aprofundar a língua e cultura italiana e visitar os lugares salesianos.

Assim, nós, Emmanuel (da Nigéria), Paul (da Serra Leoa) e Isley, deixamos Israel no dia 14 de junho rumo à Italia, mais precisamente à Turim. Aqui chegando fomos levados direto à Basílica de Maria Auxiliadora e alí fizemos nossas primeiras preces e vimos o quão bela ela é. Em seguida, fomos enviados a casas diferentes. Fui então levado à comunidade de Rebaudengo onde os salesianos trabalham numa paróquia e oratório, localizada cerca de 3 km de Valdocco.

Em um dos dias de pausa das atividades, no dia 03 de julho participei de um retiro espiritual em Valdocco oferecido a todos os jovens salesianos presentes na Inspetoria do Piemonte e Valle D´Aosta. Iniciou-se então com as Laudes celebrada na Capela Pinardi, em seguida o Pe. Stefano Martoglio, inspetor, nos motivou acerca da oportunidade de conhecer os lugares salesianos e a riqueza de espiritualidade que eles nos proporcionam, além de salientar a importância da nossa presenca salesiana como sinal do amor de Cristo àqueles jovens, adolescentes e crianças. Houve um tempo para confissões e oração pessoal seguidos da Celebração Eucarística realizada na Igreja de São Francisco de Sales. Tudo realizado naquele ambiente que nos reportava aos acontecimentos que, até então, tínhamos por meio dos livros ou dos outros salesianos que alí já estiveram.

Falando um pouco do Estate Ragazzi, o mesmo teve início no dia 28 de junho aqui no oratório de Rebaudengo, teve uma participacão de aproximadamente 200 pessoas (número considerado baixo em comparação aos anos anteriores), as quais participaram por 4 semanas das atividades educativo-culturais muito bem acompanhadas pelos animatores e salesianos. Algo que me chamou a atenção foi o empenho na unicidade entre os oratórios salesianos e diocoesanos de Turim, coisa vista nos subsídios formativos, nos programas de formação dos animadores e no encontro desses oratórios para um dia de muita animação, iniciado no centro da cidade com música, dança e muito ‘barulho’ juvenil, e findada em Valdocco, onde se podia ver milhares do nossos destinatários.

Já terminados os trabalhos mais empenhativos do oratóio, fui então ao Colle Dom Bosco acompanhado do Pe. Andrea, diretor da comunidade de Rebaudengo e companheiro de estudos do Pe. Rodolfo Lukembai, morto em Meruri na Missão Salesiana de Mato Grosso. A caminho do Colle, visitamos a igreja de Nossa Senhora Assunta onde Domingos Sávio foi batizado, não muito distante da casa onde ele nasceu em `Riva di Chieri` onde também passamos. Logo após, nos encaminhamos ao Colle que desde de 1988 foi declarado, pelo Papa João Paulo II, a “Colina das Beatitudes Juvenis e Escola de Santidade”.

Aproveito para dizer que acompanhamos com pesar os últimos dias e falecimento do Pe. Marcelo, contudo agradeço a Deus pela sua presença na ISMA e, de uma forma particular, pela sua acolhida e incentivo nos meus primeiros anos de caminhada vocacional salesiana. E assim desejo a todos um agraciado mês vocacional.

Agradeço a todos pelas orações e carinho.

Abraços e preces,

Isley

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀