Maturacá/AM – Entre os dias 06 a 09 de Abril, aconteceu o mutirão da cidadania entre Maturacá. A iniciativa foi feita pelo gestor da Escola Estadual Indígena Imaculada Conceição, Pe. Alzimar Araújo em parceria com instituições ligadas diretamente com a problemática social indígena do Município: FUNAI – FOIRN – CARTÓRIO – JUSTIÇA ELEITORAL – POLÍCIA CIVIL – CRAS (conferência Regional de Assistência Social), JUSTIÇA ELEITORAL. A contrapartida da Missão foi a parte da logística. Foram quatro dias de muito trabalho para a equipe. A iniciativa se deu devido à carência de documentação dos alunos na matrícula da Escola. Maturacá é uma das regiões do Município mais deficientes nessa parte de documentação. A equipe voltará com mais tempo para a conclusão dos trabalhos ainda esse ano, em vista a ida da equipe do INSS, para fazer o cadastro de aposentadoria.
Acreditamos que essa iniciativa é uma ação concreta da campanha da fraternidade, propiciar oportunidade aos irmãos mais esquecidos para que possam exercer a sua cidadania. A comunidade ficou contente, 15 jovens do Maia andaram dois dias para chegar até Maturacá, para tirar os seus documentos.
Hoje o acesso a Maturacá é um dos mais precários, da região devido a BR-307, está quase intransitável; o percurso de 85 km até o Iá Mirim está sendo somente em Toyota tracionada.
Agradecemos a todos que confiam na seriedade do trabalho Missionário e que fizeram acontecer essa Ação cidadã. Juntos fazemos a diferença. Nesse trabalho realizado foram para mais 750 pessoas beneficiadas.
Que o Cristo ressuscitado nos renove nossas esperanças e os nossos ideiais.