A Imagem de Cristo: uma mostra montada por ocasião do XX Dia Mundial da Juventude apresenta a figura de Cristo desde a mais remota antiguidade até o século XX
Entre os eventos culturais da 20ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Colônia, de 11 a 21 de agosto de 2005, está a mostra A Imagem de Cristo: a figura de Cristo desde a antiguidade até o século XX montada no prestigioso Wallraf-Richartzs-Museum- Fondation Carboud em Colônia, em colaboração com a Fundação “Juventude Igreja Esperança” do Pontifício Conselho para os Leigos e com a Arquidiocese de Colônia.
Trata-se de uma mostra de alto nível, com obras provenientes de coleções privadas, eclesiais e de museus de todo o mundo. Com cerca de 90 obras, entre as principais da história da arte européia, partindo da antiguidade at&ea! cute; hoje, a mostra A Imagem de Cristo quer levar os jovens visitantes ao encontro pessoal com Jesus através de obras de Michelangelo, El Greco e Rubens, Newman, Beuys e Warhol.
É uma mostra fabulosa. Os jovens ficarão entusiasmados, concordam três jovens colaboradores do JMJ que puderam ver a mostra de antemão. A mistura me fascinou particularmente. Normalmente não me inspiram tanto as obras dos mestres antigos, mas em relação à arte moderna adquirem um novo significado. Visitando a mostra, rezei várias vezes. Em meio a essas obras que representam imagens de Cristo senti-me confortável”, afirma Jean-Baptiste Robert, um dos voluntários que colaboram com o JMJ.
A mostra já foi aberta e poderá ser visitada até 2 de outubro e os inscritos ao JMJ com o JMJ-Card pagarão somente 1 Euro para a entrada.