EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

MEMÓRIA DOS REITOR-MORES FALECIDOS

Caríssimos irmãos,

Ainda com a atmosfera cheia da alegria que brota da Ressurreição do Senhor, reunimo-nos aqui nas Catacumbas de São Calisto para recordar o glorioso testemunho da Igreja dos primeiros séculos e para homenagear os Reitores-Mores falecidos e aqui sepultados, nesta "terra santa": P. Luís Ricceri, P. Egídio Viganò e P. João Edmundo Vecchi, meus predecessores.

É com certeza um momento significativo para recordar e agradecer a todos os Sucessores de Dom Bosco por aquilo que fizeram a fim de viver e comunicar fielmente o carisma do nosso amado Fundador e Pai.

Já se passaram 120 anos da morte de Dom Bosco e ao longo deste período oito sucessores prolongaram a sua presença de fundador e pai. Cada um deles, em contextos históricos, sociais e eclesiais diversos, contribuiu para enriquecer o único carisma, ao desenvolver e promover as suas potencialidades através de uma pessoal experiência e sensibilidade, e de um magistério atento.

Padre Miguel Rua caracterizou-se pela sua fidelidade a Dom Bosco e ao carisma salesiano, e pela sua ação sábia e clarividente. Abriu o mundo aos salesianos, ao cuidar em particular das expedições missionárias. Paulo VI ao beatificá-lo afirmou: "Ele fez do exemplo do santo (Dom Bosco) uma escola, da sua Regra um espírito, da sua santidade um modelo […], inaugurou uma tradição",

Padre Paulo Albera preocupou-se com a centralidade da vida interior, da espiritualidade dos salesianos e da consolidação da formação.

Padre Filipe Rinaldi sobressaiu-se pela paternidade e bondade, tanto que se dizia dele: é em tudo igual a Dom Bosco menos na voz. Teve a intuição da laicidade consagrada e foi o fundador das Voluntárias de Dom Bosco.

Padre Pedro Ricaldone deu um impulso determinante na consolidação da Congregação, através da sua reorganização, da promoção das escolas profissionais e do desenvolvimento da catequese com a fundação da editora Elledici; fundou o Ateneu Salesiano, hoje UPS; e procurou definir uma "doutrina salesiana". Deve-se notar que o seu mandato foi exercido durante a segunda guerra mundial, período, portanto, cheio de dificuldades.

Ao Padre Renato Ziggiotti atribua-se o relançamento da Congregação após o conflito e a sua valorização em nível internacional com as viagens a todo o mundo salesiano.

Padre Luís Ricceri teve que enfrentar os tempos difíceis da crise pós-conciliar (a partir de 1965); sublinhou a importância do salesiano coadjutor e da comunicação social; organizou o Capítulo Geral Especial, decisivo para a atualização da Congregação; definiu, enfim, o perfil intelectual do salesiano.

Padre Egídio Viganò foi um homem de grandes capacidades, versado, sobretudo, no campo teológico e espiritual; procurou redefinir o carisma salesiano para adequá-lo aos novos tempos; participou do Concílio Vaticano II, de vários Sínodos e das grandes Conferências Episcopais Latino-Americanas; lançou o "Projeto África" e consolidou a realidade da Família Salesiana.

Padre João Vecchi, meu predecessor, sublinhou a dimensão cultural da formação e acentuou o caráter educativo e pastoral da ação salesiana, lançando a idéia da atualização do sistema preventivo. Desenvolveu a "mentalidade de projeto" e deu impulso ao trabalho com os leigos e à Família Salesiana.

E agora, eis-me aqui, nono sucessor de Dom Bosco, mínimo entre tantos, empenhado em ser sempre mais semelhante a ele. Tive a felicidade de ter sido enviado para especializar-me em Sagrada Escritura. Foi uma graça que me serviu no passado e me servirá ainda mais no presente, em vista da missão a que fui chamado a realizar: potenciar a renovação espiritual dos irmãos e a sua identidade carismática. Em tempos como estes, o que se pede aos salesianos é um robusto e crível testemunho evangélico e um novo modo de viver entre os jovens, ao criar verdadeiras comunidades pastorais e oferecer propostas educativas e evangelizadoras de qualidade, de modo que possam reencontrar e desenvolver toda a riqueza de valores que o Senhor colocou em seus corações.

A este respeito, a Palavra de Deus, hoje, alinhada ao que venho repetindo há tempos adverte-nos de um perigo – nada imaginário – que insidia a nossa vida apostólica, levada sempre mais a uma atividade incansável: ou seja, o perigo de deixar de lado a coisa mais importante da nossa missão. Como os primeiros apóstolos em Jerusalém, somos colocados diante do desafio imperioso de responder a problemas sociais e pastorais ingentes, que surgem no mundo juvenil e popular. Mas "não está certo que nós abandonemos a pregação da Palavra de Deus" (At 6,2)!

A primeira comunidade apostólica precisou enfrentar a hostilidade do seu ambiente social (At 4,1-22; 5,17-33) e graves tensões em seu interior (At 6,1-7), que puseram à prova a sua sobrevivência e o clima de fraternidade que a tinha animado desde o princípio (At 2,42-47; 4,32-35). O conflito contrapunha os cristãos de origem judaica e aqueles de proveniência helenística; as tensões eram alimentadas por diferenças culturais e também por divergências nas convicções de fé sustentadas pelos dois grupos (cfr. At 7,2-8,1; 15,1-3). De acordo com a comunidade, os apóstolos elegeram sete homens, sobre os quais oraram e impuseram as mãos, confiando-lhes o "serviço às mesas" (At 6,3). Não tendo que dar tanta atenção à assistência cotidiana dos necessitados (At 6,1), eles podiam "dedicar-se à oração e ao ministério da Palavra" (At 6,4). Depois de ter providenciado a assistência às comunidades em suas necessidades mais urgentes, os doze apóstolos retornaram ao que "não era certo abandonar": "a pregação da Palavra de Deus" (At 6,2).
Aquele modo de agir, além de ser recordação dos inícios, continua a ser norma de vida para quem deseja viver como apóstolo de Cristo. Os evangelizadores que vêem em perigo os resultados do próprio esforço missionário de levar o evangelho devem, pois, retornar ao essencial. Os apóstolos não podem deixar de lado a própria vida de oração nem a pregação, só porque devem ocupar-se da vida comum de seus fiéis. Ao recuperar a oração e a Palavra de Deus, os apóstolos colocam no centro a sua missão e conservam a vida comum dos que lhe são confiados. Qualquer outro empenho, porquanto urgente possa parecer, deve passar a outras mãos.

À luz destas considerações, espero que Deus seja para todos e sempre o centro do qual procedem as mais profundas inspirações e os mais vitais dinamismos; que as opções pessoais e comunitárias tenham nEle a fonte e o referencial. Juntos, fixemos o olhar em Dom Bosco pai, mestre e modelo para aprender à sua escola a harmonizar qualidades e tendências, sonhos e esperanças, ações e intenções; a fazer nosso o seu apego aos valores religiosos, o seu realismo no trabalho, a sua tempestividade em encontrar respostas às necessidades dos jovens, especialmente os mais pobres, o seu idealismo realista e o seu realismo ideal; a grandeza das idealizações e a consistência das realizações; a afetividade intensíssima e a paternidade afetiva; e ainda a incansável dedicação aos jovens e a convicção de levar adiante uma missão extraordinária… Porque Dom Bosco foi grande: "homem profundamente santo e santo profundamente homem". Convido-os a conhecê-lo, amá-lo, imitá-lo, difundir o seu carisma. Foi esta, de fato, a mensagem de todos os Reitores-Mores, que faço minha, e que hoje como Capitulares acolhemos com devoção filial, enquanto recordamos de modo particular o P. Ricceri, o P. Viganò e o P. Vecchi.

P. Pascual Chávez Villanueva
Catacumbas de São Calisto – 05 de abril de 2008

trad.: jav

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀