No dia 30 de Setembro às 19h00, aconteceu no Auditório do Colégio e Faculdade Dom Bosco o lançamento do Livro “Dois anos entre os indígenas” : viagens no noroeste do Brasil(1903-1905), de Theodor Koch-Grunberg traduzido pelo Pe. Casimiro.
O lançamento do livro contou a presença de várias autoridades acadêmicas e de muitos alunos. O Pe. Casimiro foi bastante citado e homenageado pela excelente tradução de um relato de primeira mão desse antropólogo alemão que visitou a região do rio negro e fez um descrição fiel do que viu e encontrou. Presentes na mesa de solene, representando do a UFAM e a co-editora da publicação(EDUA-Editora da Universidade Federal do Amazonas) esteve o Prof. Renam, Dr.Sebastião, Superintendente do BASA que patrocinou parte da publicação, Pe. Casimiro, Pe. Cánio e o Inspetor, Pe. Damásio. Em seguida, o Pe. Casimiro autografou o livro e foi servido um coquetel a todos.
A obra é comemorativa aos 100 anos da viagem do autor póstumo Theodor Koch-Grünberg e faz parte de um programa de co-edições, desenvolvido entre entre a Faculdade Salesiana Dom Bosco e a Universidade Federal do Amazonas.