EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Lançado o Cartaz do Círio de Nazaré 2007

Este é o Cartaz oficial do Círio de nossa Patrona deste abençoado ano de 2007! Ele foi escolhido entre três opções por uma Comissão composta de membros da Diretoria da Festa de Nazaré, Padres Barnabitas e o Arcebispo de Belém, Dom Orani João. Conforme sugerido à Mendes Publicidade, foi ambientada na realidade evidenciada nacionalmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na Campanha da Fraternidade deste ano: “FRATERNIDADE E AMAZÔNIA – VIDA E MISSÃO NESTE CHÃO”.


O cartaz combina com o tema do Círio 2007: “Com a Rainha da Amazônia formemos comunidades missionárias”. Seu objeto de fundo é a Vitória-Régia, planta aquática típica da nossa região. Chama-se assim porque um explorador da coroa britânica levou suas sementes para a Europa e os ingleses a nomearam “Victoria”, em homenagem à sua Rainha, que governou a Inglaterra por 64 anos, de 1837 a 1901.


A flor da Vitória-Régia é branca, mas, no período de polinização, se transforma em cor-de-rosa, com o formato de uma estrela, exalando delicioso perfume. Ela também abriga um besouro que contribui para a reprodução da espécie. Pensando nesta planta como ícone da Amazônia, e na necessidade de sermos todos defensores do meio ambiente, as imagens de um igarapé com Vitórias-Régias e de Nossa Senhora de Nazaré, na condição de Rainha da Amazônia, se misturam no cartaz. Tudo isso para repassar a mensagem de que devemos defender tanto a natureza criada por Deus quanto ajudar a Igreja na árdua luta em defesa do homem e do meio ambiente na Amazônia, transformando-nos em flores e besouros trabalhadores na reprodução de boas-novas.



Eis o porque das flores cor-de-rosa por sobre a imagem da Santa. As flores simbolizam também os fiéis, que não só adornam a imagem, mas, quando estão agrupados, formam comunidades em torno da figura de Maria. O fundo, totalmente verde – que é uma cor que se identifica rapidamente com a Amazônia – também reforça o tema ligado ao meio ambiente, que a Igreja, como várias outras instituições, defendem como “Terra de Deus, Terra de Irmãos”.
Vemos nesse Cartaz uma certeza de grande bem que a sua visão inspirará em milhões de homens e mulheres que o contemplarão. Seus olhos e seus corações se voltarão para a nossa Região, à qual Dom Erwin Krautler – Bispo do Xingu e profeta da Amazônia, da qual Nossa Senhora de Nazaré é Rainha – chama de “Terra santificada e consagrada! Terra tingida pelo sangue de uma inocente (Dorothy Mãe Stang), terra que bebeu o sangue de quem fez de sua vida uma doação até o fim (Jo 13,1), terra de que Deus ouve o sangue clamar por justiça (Gn 4,10). Não aquela da vingança, mas a justiça misericordiosa que se compadece do pobre, do excluído, dos sem voz e sem vez”.
(Texto redigido pela direção da Festa do Círio 2007, na ocasião do lançamento do Cartaz)



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀