Dom Bosco, Padre dos jovens no século da liberdade de Pietro Braido, 2 Vls, Editora Salesiana, São Paulo, 2008. A tradução do italiano foi solicitada pelos Inspetores salesianos do Brasil, por ser uma obra fundamental para o estudo da salesianidade.
Em Dom Bosco: padre dos jovens no século da liberdade (volume 1), a história de Dom Bosco é traçada com atenta preocupação e equilibrada objetividade, percorrendo minuciosamente os acontecimentos de sua biografia.
O livro é dividido em três partes, onde o autor narra os grandes acontecimentos da vida de Dom Bosco. Na primeira parte, “De seu século para seu século”, segunda, “Dom Bosco, padre dos jovens na Igreja de Turim” e terceira, “Para os jovens do mundo. Dom Bosco fundador”.
Segundo o autor, este primeiro volume, ao traçar a biografia de Dom Bosco, busca “abranger seu ser e agir, as instituições juvenis criadas gradualmente, a busca e formação dos colaboradores mais imediatos, o envolvimento de grande quantidade de cooperadores, as modalidades de inserção no mundo civil e eclesial, as idéias elaboradas por um guia orgânico da atividade educativa, o Sistema Preventivo, que reveste todas as formas de ação e de relação.
Este livro é a coração de toda uma vida de estudos e pesquisas sobre o Santo Fundador dos Salesianos, das Filhas de Maria Auxiliadora e dos Cooperadores Salesianos.