EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Justiça e Paz no Bem Viver!

De 10 a 13 de novembro a Igreja do Rio Negro realizou a 29ª Assembléia Diocesana de Pastoral em sintonia com a caminhado do CIMI que neste ano aprofundou o tema do Bem Viver dos Povos Indígenas.

Dom Pedro Casaldáliga, na Agenda Latino Americana 2012 afirma: "O conceito do Bem Viver está na contramão de um modelo de desenvolvimento que considera a terra e a natrureza como produtos de conusmo. É o sistema de vida que se contrapõe ao capitalismo, porque este último se constitui num modelo de exploração e de morte".

A 29ª Assembleia Pastoral da Diocese de São Gabriel da Cachoeira-AM iniciou no dia 10/11 com a vista dos 80 participantes ao local da Fazenda da Esperança, em fase conclusiva. O Pe Anderson Carvalho Fontes, coordenador das Fazendas da Esperança na Amazônia explicou o tripé que norteia a instituição: convivência, trabalho e espiritualidade.

O tema central da Assembléia foram os ensinamentos do Bem Viver – Sumak Kawsay (na língua quechua) cultivados pela maioria dos povos indígenas. É uma forma diferente de organização social, política, econômica, e tem como princípios essenciais as relações de reciprocidade entre as pessoas, a amizade fraterna, a convivência com todos os seres da natureza e o profundo respeito pela mãe terra. Para se construir o bem viver as pessoas devem pensá-lo para todos e isto significa que é preciso combater as injustiças, os privilégios e todos os mecanismo que geram desigualdade e exclusão.

Saulo Feitosa, do CIMI nacional, apresentou os valores do bem viver nos povos indígenas da América Latina e ajudou a identificá-los e explicitá-los entre as 23 etnias existentes na Bacia do Rio Negro.

Dom Edson Damian, bispo diocesano, refletiu sobre o bem viver na Bíblia, sobretudo na vida e Evangelho de Jesus.

Dr Maximiliano Loiola de Souza, psiquiatra da Fiocruz, apresentou resultado de pesquisa sobre alcoolismo realizada na região.

Pe Justino Rezende, Tuyuca, SDB e Frei Salvador Nascimento, Desano, OFMCap, ambos filhos da região, analisaram o alcoolismo entre os indígenas e ajudaram a buscar propostas preventivas e saneadoras deste problema.

Participaram também a Ir Édina Margarida Pitarelli, coordenadora do CIMI Norte1, André Baniwa, vice-prefeito, Cláudio Pontes, secretário municipal da saúde e dois pastores da Igreja Evangélica Unida. O Pe Manuel Ferreira, MSC, provincial, visitou a Assembléia e os quatro padres Missionários do Sagrado Coração que trabalham na Diocese.

A Assembléia encerrou-se no dia 13 /11, na catedral, com a Eucaristia concelebrada pelo bispo e os16 padres que trabalham na diocese. No Pão Vivo descido do céu encontramos forças para concretizar a utopia do Bem Viver do Reino de Deus numa Terra sem Males.

“Jesus de Nazaré, profeta da maior utopia, promulgou com sua vida e sua morte e vitória sobre a morte, o Sumak Kawsay do Reino de Deus. Ele é pessoalmente o paradigma, perene e universal do Bem Viver, do Bem Conviver” (Dom Pedro Casaldáliga, Agenda Latino-americana de 2012)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀