EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Jovens Salesianos participam do Curso de Profissão Perpétua 2021

Por Leonardo Tadeu da S. Oliveira, SDB

De 28 de junho a 09 de julho aconteceu, na Vila Dom Bosco, em Campos do Jordão-SP, o Curso em preparação à Profissão Religiosa Perpétua. Participaram 11 jovens salesianos das Inspetorias de Campo Grande (BCG), Belo Horizonte (BBH), Recife (BRE), São Paulo (BSP) e Manaus (BMA). Da Inspetoria São Domingos Sávio participaram os salesianos Antônio Josias, SDB, Leonardo Tadeu, SDB e o irmão salesiano, Adelson Campos. O Curso foi coordenado pelo diretor do Instituto Teológico da Lapa-SP e Delegado para a Formação na Inspetoria de São Paulo, padre Paulo Profilo, SDB. Estiveram presentes em alguns dias o padre Natale Vitali, SDB, Inspetor referência para a Formação na CISBRASIL, padre José Ricardo Mole, SDB, Coordenador da Comissão Nacional de Formação (CNF) e o padre Justo Piccinini, Inspetor de São Paulo.

Ao completar o tempo de votos temporários previsto nas Constituições Salesianas, que é de seis anos, o jovem salesiano começa uma preparação mais intensa para celebrar sua Profissão Religiosa Perpétua, como Salesiano de Dom Bosco. Dessa maneira, o Curso de Profissão Perpétua acontece anualmente com os salesianos que se encontram nesse momento de sua formação e é oferecido pela CNF. O referido curso visa preparar mais diretamente os religiosos para este passo importante em sua vocação, oferecendo um tempo forte de oração, reflexão, estudo e fraternidade.

Além das formações propostas para o curso, como Teologia da Vida Religiosa, Pastoral Juvenil Salesiana, Psicologia da Vida Religiosa e estudos aprofundados do Rito litúrgico da Profissão Perpétua, os jovens salesianos conheceram a bela cidade de Campos do Jordão-SP e seus pontos turísticos. Os salesianos também visitaram a cidade de Aparecida-SP, fizeram uma visita guiada por toda a Basílica de Nossa Senhora Aparecida e celebraram a Eucaristia na igreja dedicada à padroeira do Brasil. Depois disso, viajaram a Cachoeira Paulista-SP e conheceram lá o Santuário do Pai das Misericórdias e os estúdios da Canção Nova. Por fim, os Salesianos conheceram também o Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora-FMA, na cidade de Guaratinguetá-SP, onde aprofundaram mais sobre a história do instituto das FMA no Brasil. Somado a tudo isso, os jovens religiosos viveram dois dias de Exercícios Espirituais, totalmente dedicados à oração e meditação.

O Curso de Profissão Perpétua 2021 foi um tempo de graça para os jovens salesianos. Rezemos por esse momento importante, para que sempre o Bom Pastor conduza a vida desses salesianos e os faça fiéis por toda a vida à vocação de serem educadores e pastores dos jovens.

 WhatsApp Image 2021-07-12 at 07.07.42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀