EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Jornada Vocacional movimenta Juventude de Ananindeua!

Ananindeua/PA – Ao dia 15 de agosto (feriado da Adesão do Pará à Independência) cerca de 264 jovens participaram da I JORNADA VOCACIONAL 2012 que foi realizada no Centro Vocacional Salesiano (CVS) como proposta para abertura da Festividade da Padroeira de Ananindeua – Nossa Senhora das Graças que esse ano tem por tema: "Maria, Mãe das Vocações".

A equipe organizadora era encabeçada pelo Diácono Isley (SDB), pelas Irs. Arlete Bezerra e Francilene Oliveira (Capuchinhas), pelo casal Rosa e Paulo e pelas lideranças juvenis Felipe, Romualdo e Edson.

O encontro começou às 08h00 com o credenciamento e a acolhida dos grupos seguido do momento de animação feito pelo grupo paroquial MSN. A oração inicial ficou a encargo da irmã Arlete que, com várias citações intercaladas com um refrão de cantos conhecidos, fez uma pequena reflexão sobre como Deus se manifesta singelamente na vida dos jovens. Após essa introdução orante o Teólogo Salesiano José Luiz Jr., que na noite do mesmo dia veio a fazer seus votos perpétuos, falou sobre o significado de vocação e contou um pouco da sua trajetória como Salesiano de Dom Bosco. Em seguida foi a vez das Irmãs Servas de N. S. da Anunciação Márcia Jank e Neide Mühlbauer (que celebra suas bodas de prata de Vida Religiosa) darem o seu testemunho.

Houve um pequeno intervalo para a merenda que deu lugar a uma rodada de perguntas propostas pelos próprio participantes que gostariam de ter seus questionamentos respondidos. Assuntos polêmicos foram abordados como pedofilia, celibato, os votos (pobreza, obediência e castidade), dificuldades, motivações dentre outras questões que a juventude queria saber. O momento foi concluído com o almoço e o tempo livre de descanso.

Pela parte da tarde os jovens foram separados em grupos para participarem de oficinas promovidas. Quatro temáticas específicas foram abordadas: Pró-vida , Extermínio da Juventude, Castidade e Maria onde cada um dos quatro grupos conseguiu participar bem de todas as oficinas. Um lanche foi servido após o término da etapa.

Por fim, um momento mais tocante: a Adoração ao SS. Sacramento! Os jovens puderam estar diante do Senhor da Vida e agradecer por tantos dons e graças que Ele oferece, mas também se colocar na atitude de escuta para poder compreender o projeto de Deus. Ao encerramento da Adoração toda a juventude se pôs em procissão carregando a Cruz Missionária rumo à Igreja Matriz de Ananindeua para participarem da Missa de Abertura da Festividade 2012 (Festa das Comunidades), presidida pelo Bispo de Abaetetuba – D. Flávio Giovenale, sdb – onde também ocorreu a Solene Profissão do Teólogo José Luiz Lima de Mendonça Júnior, sdb (como já citado) recebida pelo Inspetor Pe. Francisco Alves de Lima, sdb (Pe. Chicão).

Que essa Jornada seja inspiração para o surgimento de muitas vocações do nosso meio e possamos aprender a escutar e, como Maria, dizer SIM à vontade de Deus.

Maria, mãe das Vocações! Rogai por nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀