EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

JOB´S HÁ 38 ANOS REFORÇANDO A AMIZADE ATRAVÉS DO ESPORTE

Por COMSOC/ ISMA  –

A “Canção da América”, composta por Milton Nascimento e Fernando Brant, traduz exatamente o sentimento entre amigos. E não foi por acaso que a direção do Colégio Dom Bosco, no centro de Manaus, as vésperas de completar 95 anos, escolheu a data (20 de julho) em que se comemora o dia do amigo, para a abertura do 38º Jogos Olímpicos Bosconianos, que reuniu alunos do ensino fundamental ao ensino médio, e é considerado os jogos interclasses mais tradicional da cidade.

Em 1975 o então coordenador de estudos do Colégio Dom Bosco, Pe Oscar Vigoya, deu início aos jogos interclasses com poucas modalidades como futebol e basquete. Mas foi em 1978 que os jogos foram nominados de Jogos Olímpicos Bosconianos pelo diretor padre Augusto Bartoli e que hoje é chamado carinhosamente de JOB´s por alunos e ex-alunos que descobriram durante os jogos que participavam o sentido da verdadeira amizade, que a maioria deles leva por suas vidas.

Com o tema “Colégio Dom Bosco 95 anos, você faz parte desta história” os JOB´s abriu as comemorações dos 95 anos do colégio, homenageando alguns de seus ex-diretores, escolhidos através de sorteio: pe. Pedro Ghislandi, pe. Guido Tonelotto, pe. Gennaro Tesauro, pe. Denival Carvalho, pe. Augusto Bartoli, pe. Damasio Medeiros, pe. Reginaldo Cordeiro, pe. Bento Barlascini, pe. Lourenço Gatti, pe. Gilberto Theodoro, pe. Francisco Alves (pe. Chicão), pe. Estélio Darlison, pe. João Carlos Isoardi, pe. Cânio Grimaldi e pe. Antonio Ribeiro (pe. Pira).

Este ano, ao contrário de trinta e oito anos atrás, os JOB´s, que encerra no próximo dia 24 (domingo), tem como modalidades no coletivo: basquetebol, futebol society, futsal, handebol, voleibol; nas modalidades individuais: concurso de rainhas, judô, maratona atlética, natação, tenos de mesa, xadrez e nas modalidades abertas dança e queimada. São esperados cerca de mil e quinhentas pessoas durante os cinco dias de competições, que finalizam exatamente no dia 24 de julho (domingo), data em que os salesianos iniciaram os trabalhos do CDB em Manaus.

Para o assessor dos JOB´s e ex-aluno, Joaquim Silva a emoção a cada ano é a mesma “estudei minha vida toda neste colégio e o evento esportivo mais esperado por mim era a época dos JOB´s quando eu podia junto com meus amigos participar com amigos de outras classes das competições, hoje como assessor a emoção retorna, e ver os preparativos dos alunos e ve-los competindo me remete a um passado saudoso, que não volta, mas que deixou marcas profundas em minha vida, como os amigos que trago até hoje” diz emocionado.

Turma homenageia Pe Gilberto Cucas, ex-diretor do CDB
Turma homenageia Pe Gilberto Cucas, ex-diretor do CDB
38 Jogos Olimpicos Bosconianos dos Ex-alunos
38 Jogos Olimpicos Bosconianos dos Ex-alunos
Turma homenageia ex-diretor do CDB
Turma homenageia ex-diretor do CDB
Turma homenageia Pe Francisco Alves de Lima, Pe Chicão, ex-diretor do CDB
Turma homenageia Pe Francisco Alves de Lima, Pe Chicão, ex-diretor do CDB
Concentração após o Desfile das Turmas
Concentração após o Desfile das Turmas
Turmas homenageiam ex-diretores do CDB, em meio aos alunos o Paroco da Paroquia Dom Bosco Pe Wilson Ribeiro
Turmas homenageiam ex-diretores do CDB, em meio aos alunos o Paroco da Paroquia Dom Bosco Pe Wilson Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀