EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE O ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL DOS JOVENS

Por Pe Antonio de Assis Ribeiro (sdb) (Pe Bira) –
Num mundo cada vez mais marcado pelo materialismo, subjetivismo, ativismo (corre-corre), fragmentação e dispersão, os jovens sentem uma profunda sede de oração e acompanhamento Espiritual. É uma grande necessidade existencial cada vez mais sentida na cultura contemporânea.
Por isso, de 16 a 20, acontece em Roma (Itália) o IV Seminário de Estudo sobre Acompanhamento Espiritual em perspectiva salesiana. O evento de estudo e partilha de experiências tem como foco o processo de acompanhamento da vida de oração dos jovens.

O evento está sendo promovido pelo Setor da Pastoral Juvenil da Congregação Salesiana que, nestes últimos anos, tem articulado outros eventos em relação aos desafios atuais da Pastoral Juvenil.
Participam desse evento 70 (setenta) religiosos (SDB) e leigos representantes de Inspetorias de diversas nações dos cinco continentes sendo assessorado por colaboradores de nações diferentes. O Brasil Salesiano está sendo representado por sete religiosos e um leigo provenientes das várias Inspetorias brasileiras.
O referido evento tratando do tema “Acompanhamento Espiritual”, com enfoque sobre na vida de oração, aborda também diversos subtemas reveladores da amplitude da questão: importância do serviço do acompanhamento espiritual para o carisma salesiano, a experiência pedagógico-pastoral de Dom Bosco, o perfil ou condições para ser um acompanhante espiritual, a oração como experiência educativa, o acompanhamento e o discernimento vocacional.
Além da riqueza da diversidade de temas e subtemas, a metodologia adotada pela equipe organizadora facilita o aprofundamento e a assimilação dos assuntos expostos. Após cada tema segue um breve tempo de reflexão pessoal seguido de um trabalho em grupo.
O presente Seminário, que continua a série de outros que já aconteceram na Europa, tem como objetivos específicos descobrir a importância e o papel educativo da oração nas fontes da espiritualidade salesiana; compartilhar as experiências do processo de acompanhamento da oração com crianças, adolescentes e jovens; e refletir sobre os diversos métodos e modalidades de oração para encontrar aquele que melhor se adapta a cada pessoa empregando o estilo salesiano e a abordagem prática.
A partilha de experiências pastorais no campo da oração com os jovens é uma das ricas atividades. Ao todo são 12 (doze) experiências que, ao longo do evento serão apresentadas. O Brasil também foi convidado a partilhar com o mundo salesiano dois casos de “boas práticas” pastorais: a Inspetoria de São Paulo apresenta um “itinerário de educação à fé dos jovens” e a Inspetoria de Manaus compartilha a experiência de Leitura Orante da Bíblia (Lectio Divina) com os jovens.

 

Assista ao vídeo abaixo em português e em italiano.
Dublado em Italiano:

https://www.youtube.com/watch?v=I_REReILXJk&t=329s

 

Português:

http://https://www.youtube.com/watch?v=R7l2AYMpeFo&t=149s

 
O evento com suas análises, reflexões e partilha de experiências está reforçando idéias muito importantes para a animação da pastoral Juvenil atual, tais como: dar a atenção ao contexto existencial dos jovens, zelar pela centralidade da pessoa de Jesus Cristo na práxis pastoral, estimular a leitura e a meditação da Sagrada Escritura pelos jovens, dar importância aos processos de crescimento espiritual e amadurecimento humano, cuidar da promoção da vida Espiritual, educar para a experiência da reflexão e do silêncio.
A necessidade do acompanhamento espiritual dos jovens faz parte do processo de educação à fe, que por sua vez exige a promoção da vida interior. A promoção da mística contribui para a melhoria da qualidade de vida dos jovens. A experiência da mística (enquanto vida Espiritual) é inseparável da vida ética. A primeira gera a segunda! A segunda (a vida ética, correta) revela a profundidade da vida espiritual da pessoal.

 

Roma01 Roma02 Roma03

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀