EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Instituição dos Ministérios do Acolitato, Leitorato e entrega de pedidos

São Paulo/SP – No dia 16 de agosto, festa da Natividade de São João Bosco, nosso pai e fundador, na comunidade São Tomás de Aquino os jovens salesianos estudantes de Teologia, receberam das mãos do Inspetor Salesiano da Inspetoria de São Paulo Pe. Marco Biaggi, os Ministérios de Leitorato, Acolitato. A missa contou com as presenças dos Padres, Mauricio Miranda (pároco local e vice-diretor), Pe. Piccinni (Ecônomo) Pe. Gerotto (confessor) e o Pe. João Bosco Maciel, Diretor da comunidade.

A recepção destes ministérios desempenha um papel pedagógico importante na formação do futuro padre. Assim nos diz o documento Optatam Totius, do Concílio Vaticano II, que fala sobre a formação dos sacerdotes: 
"Preparem-se, pois, para o ministério da palavra: para que a palavra de Deus revelada seja por eles cada vez melhor entendida, a possuam pela meditação e a manifestem por palavras e costumes. Preparem-se para o ministério do culto e santificação: para que, pela oração e exercício das sagradas funções litúrgicas, exerçam a obra da salvação através do sacrifício eucarístico e dos sacramentos." (OT, 4)

Dois Salesianos (Ilton e Gilson) receberam o Ministério do Acolitato, que passam a ser responsáveis pelo serviço no altar, auxiliando mais de perto sacerdotes e diáconos nos serviços litúrgicos, além disso, também poderão distribuir a eucaristia durante as celebrações, levar a comunhão aos doentes e expor o Santíssimo Sacramento.

Para o Ministério de Leitorato, três Salesianos (Gaudêncio, Ronyvon e Wilson) passam a ser leitores oficiais da Igreja. Na mesma celebração os seis salesianos da ISMA entregaram os pedidos para profissão perpetua (Ilton, Gilson e José Jacinto), Diaconato (José Jacinto) e o pedido para fazer a preparação ao votos perpétuos no ano que vem em Barbacena (Gaudêncio, Ronyvon e Wilson).

“A Igreja, buscando a glória de Cristo, torna-se cada vez mais próxima de seu modelo, crescendo na fé, na esperança e na caridade, em busca do cumprimento da vontade divina. Por isso, também no apostolado, a Igreja olha para Maria, que gerou a Cristo, concebido pelo Espírito Santo para nascer e crescer no coração dos fiéis, por intermédio da Igreja. Na sua vida, Nossa Senhora foi, enfim, exemplo do amor fraterno, que deve animar os que cooperam com a Igreja, na missão apostólica, para a regeneração de todos os seres humanos” (LG 65)

Que a Virgem Auxiliadora, São João Bosco e todos os santos da família Salesiana nos ajudem a ser fiéis no grande compromisso assumido diante de Deus e dos irmãos.

Uma prece a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀