São Paulo/SP – No dia 16 de agosto, festa da Natividade de São João Bosco, nosso pai e fundador, na comunidade São Tomás de Aquino os jovens salesianos estudantes de Teologia, receberam das mãos do Inspetor Salesiano da Inspetoria de São Paulo Pe. Marco Biaggi, os Ministérios de Leitorato, Acolitato. A missa contou com as presenças dos Padres, Mauricio Miranda (pároco local e vice-diretor), Pe. Piccinni (Ecônomo) Pe. Gerotto (confessor) e o Pe. João Bosco Maciel, Diretor da comunidade.
A recepção destes ministérios desempenha um papel pedagógico importante na formação do futuro padre. Assim nos diz o documento Optatam Totius, do Concílio Vaticano II, que fala sobre a formação dos sacerdotes:
"Preparem-se, pois, para o ministério da palavra: para que a palavra de Deus revelada seja por eles cada vez melhor entendida, a possuam pela meditação e a manifestem por palavras e costumes. Preparem-se para o ministério do culto e santificação: para que, pela oração e exercício das sagradas funções litúrgicas, exerçam a obra da salvação através do sacrifício eucarístico e dos sacramentos." (OT, 4)
Dois Salesianos (Ilton e Gilson) receberam o Ministério do Acolitato, que passam a ser responsáveis pelo serviço no altar, auxiliando mais de perto sacerdotes e diáconos nos serviços litúrgicos, além disso, também poderão distribuir a eucaristia durante as celebrações, levar a comunhão aos doentes e expor o Santíssimo Sacramento.
Para o Ministério de Leitorato, três Salesianos (Gaudêncio, Ronyvon e Wilson) passam a ser leitores oficiais da Igreja. Na mesma celebração os seis salesianos da ISMA entregaram os pedidos para profissão perpetua (Ilton, Gilson e José Jacinto), Diaconato (José Jacinto) e o pedido para fazer a preparação ao votos perpétuos no ano que vem em Barbacena (Gaudêncio, Ronyvon e Wilson).
“A Igreja, buscando a glória de Cristo, torna-se cada vez mais próxima de seu modelo, crescendo na fé, na esperança e na caridade, em busca do cumprimento da vontade divina. Por isso, também no apostolado, a Igreja olha para Maria, que gerou a Cristo, concebido pelo Espírito Santo para nascer e crescer no coração dos fiéis, por intermédio da Igreja. Na sua vida, Nossa Senhora foi, enfim, exemplo do amor fraterno, que deve animar os que cooperam com a Igreja, na missão apostólica, para a regeneração de todos os seres humanos” (LG 65)
Que a Virgem Auxiliadora, São João Bosco e todos os santos da família Salesiana nos ajudem a ser fiéis no grande compromisso assumido diante de Deus e dos irmãos.
Uma prece a todos!