Manicoré/AM – No dia 03 de março de 2011 Dom Francisco Merkel, bispo da Diocese de Humaitá – AM, presidiu, na paróquia Nossa Senhora das Dores em Manicoré, uma especial Eucaristia na qual conferiu o ministério do leitorado a três fiéis: o senhor José Carneiro (Zequinha) e Adonal França, ambos casados e candidatos ao Diaconato permanente. O terceiro fiel que recebeu o ministério do leitorado foi o seminarista Luciano, estudante de teologia, natural de Humaitá, mas em estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Manicoré.
Com a recepção do ministério do eleitorado esses três senhores acolheram oficialmente a missão de serem proclamadores da Palavra de Deus. Com a acolhida desse ministério, Zequinha, Adonal e Luciano assumiram a responsabilidade não só de leitura pública da Palavra à comunidade, mas, sobretudo, de fazer da Palavra de Deus matéria de estudo, de meditação e de contínua oração em vista do próprio robustecimento espiritual.
No rito da Instituição deste ministério os três receberam diante altar, das mãos do senhor bispo o livro da Sagrada Escritura e assumiram o compromisso de transmitir a Palavra de Deus com zelo e fidelidade para que ela frutifique cada vez mais no coração dos homens e mulheres aos quais ela será proclamada.
O bispo Dom Francisco, disse em sua homilia que “leitor é servo da Palavra, por isso deverá conhecê-la, amá-la, obedecê-la porque a Palavra de Deus é a Verdade que nos liberta, consola, alimenta e salva. Dessa forma o ministro da Palavra é um autêntico evangelizador e catequista”.
Os dois leigos casados Zequinha e Adonal estão sendo acompanhados pelo Padre Bira e Pe. Valdoni Nezze, párocos em Manicoré. Se tudo caminhar bem, os dois poderão ser ordenados diáconos permanentes ao final das Santas Missões Populares em Novembro. Rezemos por eles!