EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Inspetoria Salesiana dá início aos preparativos para a chegada da urna de Dom Bosco

A Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (Isma) lançou no último domingo, dia 16 de agosto, a campanha “Caminhando com Dom Bosco”. O evento, que vai se estender pelo segundo semestre de 2009 e início de 2010, consiste num esforço de preparar a Família Salesiana e os demais membros da Igreja Católica para a visita da urna de Dom Bosco, que estará na Região Norte em fevereiro do ano que vem.

Até lá, uma série de atividades está programada para marcar a vinda da urna, que trará os restos mortais – ou relíquias, com vem sendo chamadas – de nosso patrono. Durante sua estadia no Pará, Rondônia e Amazonas, o artefato vai participar de uma série de solenidades religiosas cujo objetivo é celebrar o bicentenário de Dom Bosco.

A solenidade ocorreu na Igreja situada no Colégio Dom Bosco, em Manaus. Vários salesianos, seminaristas, cooperadores e ex-alunos se fizeram presentes no lançamento da campanha, conduzida pelo Inspetor-Geral da Isma, padre Damásio Medeiros. O religioso coordenador da peregrinação em nossa região, padre Francisco Alves, fez ainda informes sobre como o processo vem sendo conduzido nacionalmente, junto a outras inspetorias.

Padre Francisco contou que a chegada da urna será uma oportunidade de “animar” a Família Salesiana presente na Amazônia Ocidental. “Queremos que a presença das relíquias anime e traga as pessoas de volta para perto dos valores salesianos, que são o amor pelos jovens e pela construção de uma sociedade mais justa”, disse.

A urna

A relíquia que virá ao Brasil com os despojos mortais de Dom Bosco foi construída em alumínio, bronze e cristal pelo arquiteto italiano Gianpiero Zoncu. Em seu interior, existe uma estátua de Dom Bosco e num compartimento específico estão situados restos da mão do patrono da Congregação Salesiana e de fragmentos de seu corpo como cabelos e unha. A urna mede 2,53 metros de comprimento, tem 1 metro de largura e 1,2 metros de altura. Seu peso total é de 530 quilos e, por todo o mundo, existem cinco relíquias semelhantes – uma delas é mantida permanentemente na Inspetoria do Rio Grande do Sul.

“Caminhando com Dom Bosco”

“Caminhando com Dom Bosco” é o título da campanha que será adotada para se referir à peregrinação assim que a urna chegar no Brasil, em novembro. A peregrinação, como vem sendo chamada a viagem da urna, teve início em julho deste ano na Itália e depois seguiu para a América do Sul. Para os próximos anos, estão programadas visitas para as casas salesianas da Ásia, Oceania, África, Leste Europeu e Oriente Médio – a viagem terminará somente em 2015. A ideia da jornada partiu do Reitor-Mor Pascual Chávez, o atual substituto de Dom Bosco e líder da Congregação Salesiana.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀