EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Inicia o III ESA

Vindos de todos os países da América Latina e Caribe trazendo suas experiências pedagógicas mais de 250 pessoas entre salesianos, salesianas, leigos e leigas desde o dia 08 a 13 de maio estão reunidos em Brasília para o III Encontro Continental das Escolas Salesianas das Américas. A ISMA está presente com 05 participantes: o P. Inspetor, P. Damásio Medeiros, P. José Raimundo, delegado para a Pastoral, P. José Reginaldo, Profª. Maricleide/Colégio do Carmo, Profª. Meire Botelho/FSDB e Profº. Jean Caldin/CDB-Porto Velho.

O III ESA continua o processo de reflexão e atualização pedagógica do Sistema Preventivo de Dom Bosco que acontece desde o primeiro e o segundo encontro acontecidos em Cumbayá/Equador em 1994 e 2001, respectivamente. Neste terceiro encontro continental o tema central trata da “Ressignificação da proposta educativa da escola salesiana no seu contexto intercultural” com enfoques em quatro subtemas: acompanhamento e animação/gestão, formação docente, comunicação e avaliação.

O primeiro dia (08.05), pela manhã, no auditório do CEMA/FMA, foi dedicado a abertura dos trabalhos, composição da mesa e apresentação dos participantes dos diversos países. Importante assinalar a presença de vários superiores de Roma, entre eles, P. Fábio, encarregado do Dicastério para a PJS, P. Natale Vitali, encarregado do regional do Cone Sul, entre outros, também das FMA. A palavra do Reitor-Mor esteve presente através de um vídeo onde falou da importância da educação no mundo de hoje e que é preciso renovar a escola para que responda cada vez mais ao modelo de escola salesiana que é formar, em primeiro lugar, o cidadão, em segundo um profissional, porque o mundo está altamente competitivo, e, finalmente, um homem e uma mulher com uma grande cidadania ativa que não busque somente o mérito individual, mas a mudança social.

Em seguida o P. João Batista Libânio iluminou o tema do encontro apresentando as grandes características da mudança de época em que vivemos, chamada por muitos de pós-modernidade, e as suas repercussões no plano educativo, e algumas propostas alternativas ao modelo atual vigente. Pela parte da tarde, o tempo foi dedicado a trazer a memória o percurso de preparação feito desde Cumbayá II até hoje, as explicações gerais sobre os textos de base do encontro e também para a apresentação da proposta metodológica a ser utilizada. Após as resoluções das dúvidas todos foram convidados a participar da Eucaristia, presidida por D. Luis Vieira, arcebispo de Manaus, no Santuário Dom Bosco. D. Luís incentivou a Família Salesiana a atualizar a riqueza pedagógica de Dom Bosco em favor dos jovens empobrecidos. Dessa forma o primeiro dia encerrou-se com muitas expectativas para o dia seguinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀