EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

II NCONTRO NACIONAL DE RELIGIOSOS PRESBÍTEROS – CRB NACIONAL

II NCONTRO NACIONAL DE RELIGIOSOS PRESBÍTEROS – CRB NACIONAL

Brasília, Centro Cultural Missionário (CCM): nos dias 27 a 29/09/2022, realizou-se o II Encontro Nacional dos Religiosos Presbíteros. 44 inscritos, de 8 Congregações, refletiram, rezaram e conviveram na fraternidade. O tema geral foi: A identidade do religioso presbítero à luz da sinodalidade: carisma e missão. Padre Ronaldo Zacharias, sdb, Doutor em Teologia Moral, assessorou a reflexão do tema destacando elementos da identidade carismática do religioso presbítero a partir dos apelos à sinodalidade colocando em evidência a importância do discernimento e o papel da autoridade no processo. Apresentou os pesadelos que interferem no discernimento e as formas de reação, sobretudo no empenho de ressignificar a Vida Religiosa Consagrada (VRC). Enfatizou, à luz do magistério do Papa Francisco, que precisamos de uma hermenêutica peregrina, capaz de deixar-se mover pelo Espírito Santo que sempre renova a Igreja, nunca a paralisa.
Irmã Eliane Cordeiro, mercedária, presidente da CRB, apresentou o caminho feito pela 26ª Assembleia Geral Eletiva, o horizonte e prioridades que assumimos para este triênio 2023-2025.
Dom Amilton Manoel da Silva, passionista, bispo de Guarapuava-PR, apresentou os aspectos da identidade do religioso presbítero, sua presença carismática numa diocese e os elementos fundamentais para uma sadia presença evangelizadora à luz do carisma dos fundadores.
O clima do encontro foi de fraternidade, excelente participação e ficou o gosto de manter estes encontros para aproximar cada vez mais os religiosos presbíteros do caminho da CRB. Na ocasião um grupo no WhatsApp foi criado para manter os contatos e melhor divulgação das atividades da Conferência.
Pe. João Mendonça, sdb
Coordenador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀