EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

II Encontro de Animadores de Pastoral

Manaus/AM – De 9 a 11 de março a Inspetoria São Domingos Sávio realizou em Manaus o II Encontro de Animadores de Pastoral das obras salesianas coordenado pelo Delegado de Pastoral Pe. Francisco Alves (Pe. Chicão). O encontro contou com a presença de cerca de 30 animadores entre salesianos e leigos oriundos das diversas obras que compõem a inspetoria. O encontro ocorreu na casa de exercícios espirituais dos jesuítas Ir. Vicente Cañas situado no bairro Cidade de Deus (Manaus).

O evento foi uma oportunidade para animadores leigos e salesianos reaquecerem a chama pastoral através da formação e das orientações que a Pastoral promove como ponto de apoio e incentivo aos animadores locais. O encontro abordou temas de interesse como o Perfil do animador de pastoral (Pe. Bené), chaves de leitura para o aprofundamento das Memórias do Oratório (Pe. João Mendonça), apresentação do documento Sistema Salesiano de Comunicação Social e socialização inspetorial do setor de comunicação (Pe. Daniel).

Entre os temas o evento também proporcionou uma mesa de debates sobre as Tendências da Juventude composta por professores, educadores e militantes da PJ, envolvidas nas problemáticas juvenis. Esta mesa de debate favoreceu entre os participantes uma série de discussões e inquietações a cerca do mundo juvenil. Alguns irmãos salesianos da área e leigos marcaram presença celebrando a eucaristia (PP. Inspetor e Ecônomo), visitando os participantes (P. João Sucarrats e pós-noviços, Prof. Meire e Prof. Davi) ou simplesmente prestando um serviço de apoio (Ir. Joel e Zeca). Ao final do encontro uma série de orientações da pastoral foram repassadas (JMJ), assim como alguns projetos em andamento (Grupo de Animação Missionária e Dia Missionário Salesiano) e outras orientações relativas a animação pastoral. Diversos também foram os momentos de partilha, descontração e entusiasmo pelo carisma salesiano. Ao final do encontro a avaliação foi positiva e muitos dos animadores ressaltaram a importância deste encontro no primeiro semestre como forma de estar em sintonia de atividades e o vigor pastoral que o encontro proporciona aos participantes de modo a suscitar entusiasmo e dinamismo as atividades que cada casa realiza. Ao Pe. Chicão, em nome da equipe de pastoral, as felicitações pelo êxito do encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀