EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

II ASSEMBLEIA JOVEM YANONAMƚ (1)

Entre os dias 09 e 11 de agosto de 2024 aconteceu na Missão Salesiana de Maturacá/AM a II Assembleia Jovem Yanonamɨ. Cerca de 300 participantes de seis comunidades da região do Rio Cauaburis e Afluentes (Maturacá, Nazaré, Inambú, Cachoeirinha, Mafi e Maiá), refletiram assuntos importantes para o bem viver juvenil, tendo como objetivos promover diálogo sociocomunitário (wã wayou); abordar assuntos desafiadores (wãrihito); definir estratégias para uma maior protagonismo dos jovens na comunidade; compromisso com a educação para a paz e solidariedade (puhi kuɨ).

A partir do tema JOVENS YANONAMƗ: construtores do diálogo, debateu-se os seguintes assuntos: As formas de comunicação tradicional yanonamɨ e a comunicação no mundo dos napë; Wãrihito: as drogas chegaram na aldeia, o que vamos fazer? O uso tradicional do pẽẽ e seus benefícios; Protagonismo juvenil yanonamɨ: estudo, profissionalização; Cuidados com a saúde, gravidez na adolescência; projeto de vida indígena.

A dinâmica do encontro seguiu a metodologia do escutar, refletir, agir e foi dirigida pelos jovens, com assistência do gestor escolar e professores. Assim, após um momento de palestra, eram formados grupos de trabalho que aprofundavam o debate, apresentando no final propostas de intervenções para a superação dos desafios encontrados.

Assessoraram o evento ex-gestores da Escola Imaculada Conceição, P. Raimundo Marcelo e P. José Reginaldo, a psicóloga do DSEI-Y Geana Luciano, a antropóloga Maysa Fernandes, o Ten. Maurício Narciso, Cmdt do 5° PEF, os professores Yanonamɨ Marcos Figueiredo e Rogério Lins. Contamos ainda com a presença do Padre Gabriel Romero, Conselheiro Geral Salesiano, três professores voluntários da Espanha, Cacique Miguel Figueiredo (Ariabú), Cacique Luciano Nascimento (Maiá), Tuxaua Sérgio (Maturacá), além de tantos outros Tuxauas, Hekuras, gestores e lideranças comunitárias.

Seguindo as orientações do Protocolo de Consulta, a preparação do encontro iniciou-se no mês de fevereiro com a realização de reuniões com a Associação Yanomami do Rio Cauburis e Afluentes (AYRCA), Associação das Mulheres Yanomami Kumirãyõma (AMYK) e Lideranças Tradicionais Yanonamɨ (LTY). Após a anuência das lideranças e definição de datas, aconteceram outras reuniões com jovens líderes para alinhar os objetivos da assembleia, temáticas e dinâmicas de participação.

No último mês a programação se intensificou com encontros formativos, visita as comunidades, realizadas pelo P. José Ivanildo e uma comitiva do Exército Brasileiro, formalizando o convite de participação aos parceiros e garantindo os recursos para o deslocamento até Maturacá.

Após a assembleia, serão compiladas as contribuições dos grupos de trabalho pela equipe de secretaria e publicada uma cartilha para uso escolar, especialmente nas disciplinas específicas do novo ensino médio que prestigiam as culturas locais, como: Direitos Indígenas, Língua Indígena, Bem Viver e Projeto de Vida.

Esta edição da Assembleia Jovem foi promovida pela Inspetoria Salesiana da Amazônia, coordenada pela Escola Indígena Imaculada Conceição e apoiada pela Rede Salesiana Brasil, Escola Nsr. de Guadalupe do Maiá, 5° PEF, AYRCA, AMIK e Lideranças Tradicionais Yanonamɨ.

ƚnaha Pëwë! Obrigado!

Por P. José Ivanildo – Missionário Salesiano

Nota: 1. Autodesignação dos indígenas de Maturacá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre as ASAS da ESPERANÇA

A MENSAGEM DO VIGÁRIO DO REITOR-MOR, P. Stefano Martoglio Com muita simplicidade, tranquilamente e em total continuidade, permanecendo no meu serviço de Vigário, nos próximos meses

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀