EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Família Salesiana

Família Salesiana

Desde os início de suas atividades com os jovens pobres e abandonados, Dom Bosco não se limitou a agir sozinho. Atraiu várias pessoas, padres, voluntário e leigos, para atuarem com ele na salvação dos jovens. Em vida, Dom Bosco fundou quatro grupos: Os Salesianos de Dom Bosco (SDB), as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), a Associação dos devotos de Maria Auxiliadora (ADMA) e os Salesianos Cooperadores (SSCC). Ao longo dos anos, surgiram outros grupos, sempre unidos pelo essencial, ou seja, Dom Bosco. Seus filhos, os salesianos, fundaram grupos apostólicos para responder a diversas situações do Povo de Deus, sobretudo os jovens.

A família salesiana é um conjunto de diferentes instituições e movimentos católicos que estão dispostos a seguir a mesma missão e carisma de Dom Bosco – uma espiritualidade; cujo fundamento básico é a vida e os escritos de São Francisco de Sales, propondo a alegria como caminho de santidade, por isso é denominada de ESPIRITUALIDADE SALESIANA. Atualmente são 32 grupos entre institutos de vida consagrada e associações de leigos católicos, oficialmente reconhecidos.

Saiba mais em: https://www.sdb.org/pt/Fam%C3%ADlia_Salesiana/

NOSSOS GRUPOS DA FAMÍLIA SALEIANA

null

Associação pública de fiéis leigos fundada por São João Bosco em 1876. Dom Bosco indicou aos Cooperadores um caminho de santidade na prestação de vários serviços: o trabalho no oratório, atividades educativas e apostólicas, a inserção na sociedade como sinais do amor de Deus, e dar testemunho cristão no trabalho evangelizador.

Coordenadora Provincial Local: Luciana reis Cruz

Saiba mais em: https://ssccregiaobrasil.com.br/

 

null

Associação para promover a veneração ao Santíssimo Sacramento e a devoção a Maria Auxílio dos Cristãos. Fundação em 1869.

Coordenadora Local: Maria Duarte Augusto

Saiba mais em: https://www.admadonbosco.org/ 

nullÉ composta por ex-alunos das escolas, dos oratórios e dos centros juvenis e amigos de Dom Bosco. Estão presentes em todo o mundo e são o grupo mais numeroso da Família Salesiana. Fundação em 1870. 

Saiba Mais em: http://www.exallievi.org

 

null

As Voluntárias de Dom Bosco são leigas consagradas que vivem a espiritualidade salesiana para levar o amor de Deus em todos os ambientes. Fazem voto de castidade, pobreza e obediência numa profunda vida de oração, com especial atenção

 aos jovens e os pobres, com a mesma paixão de Dom Bosco.
Coordenadora: Graciete Barbosa Gonçalves  

Saiba mais em: https://www.volontariedonbosco.org/pt-br/

nullRamo feminino da família salesiana, fundado por Dom Bosco. As Filhas de Maria Auxiliadora são popularmente conhecidas por Irmãs Salesianas. No Brasil formam quatro as inspetorias e têm sedes em São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Manaus.

Fundação em 1872.

Inspetora em Manaus: Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição 

Saiba mais em: https://fmabrm.org.br/

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀