EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Família Salesiana no Pará medita sobre identidade carismática

Neste sábado, 15 de setembro, os Grupos da Família Salesiana realizaram o seu Retiro Espiritual, no Instituto Dom Bosco, em Belém. O pregador e facilitador do retiro foi Pe. Damásio Medeiros, Inspetor Salesiano, que se encontra em visita inspetorial à comunidade salesiana de Ananindeua.

A partir das questões: O que é a Família Salesiana e o que significa pertencer a ela hoje? E como é que Deus nos chama a fazer parte desta Família de Dom Bosco? – Pe. Damásio conduziu os retirantes sobre a história dos inícios desde a época de Dom Bosco, os dias de hoje e o olhar para o futuro para que continue a missão salesiana na Igreja, segundo o carisma de Dom Bosco.

O magistério de animação dos superiores maiores da Congregação Salesiana foi iluminador, principalmente a “Carta de Comunhão” e a “Carta da Missão” da Família Salesiana de Dom Bosco. Estas duas cartas foram inspiradoras para cada Grupo da Família, a fim de realizar um verdadeiro discernimento salesiano acerca da escolha dos destinatários; da proposta de promoção e de evangelização; do aprofundamento das intuições do Sistema Preventivo; dos elementos fundamentais que constituem a unidade do espírito de Dom Bosco e o sentido de ser da Família de Dom Bosco na missão salesiana hoje. Para 2010 há a promessa de uma terceira carta, denominada “Carta de Espiritualidade”.

Após a colocação do pregador, foram constituídos 6 grupos de estudos e de partilha em cima do tempo, onde trouxeram depois para o plenário o que se tem feito como Família Salesiana no Pará e oue se precisa melhorar?

Em seguida, foi servido um almoço bem fraterno e gostoso para a Família Salesiana. O retiro terminou com as comunicações de vida de cada Grupo e a celebração da Santa Missa. A organização foi do Pe. Gennaro Tesauro e da Consulta da Família Salesiana, formada por um representante de cada Grupo hoje existente na Área do Pará: Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Cooperadores Salesianos, Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), Voluntárias de Dom Bosco (VDB) e Associação das Damas Salesianas (ADS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀