Silvonei José – Vatican News
A Comunidade Canção Nova, informou, através de um comunicado, sobre o falecimento do seu fundador, monsenhor Jonas Abib, 85 anos, ocorrido na noite desta segunda-feira, 12 de dezembro de 2022, às 22h14, em sua residência em Cachoeira Paulista (SP).
A causa da morte do sacerdote foi insuficiência respiratória por bronco-aspiração e disfagia motora. Desde maio de 2021, monsenhor Jonas estava em tratamento quimioterápico de um mieloma múltiplo.
O velório será realizado nesta terça-feira, 13 de dezembro, e seguirá até quinta-feira, 15 de dezembro, na Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP).
Natural de Elias Fausto (SP), monsenhor Jonas Abib é um dos religiosos que se destacou na ação evangelizadora da Igreja Católica na América Latina, utilizando os meios de comunicação social e na realização de grandes eventos de evangelização.
Na conclusão do comunicado a frase: “Felizes os que morrem no Senhor; doravante, diz o Espírito, descansem de suas fadigas, porque suas obras os acompanham” (Ap 14,13).
Desde 2009, o movimento Canção Nova é um grupo pertencente à Família Salesiana. Isso quer dizer que os salesianos reconheceram que o trabalho evangelizador da comunidade é baseado na metodologia e no espírito de Dom Bosco. “Dom Bosco sempre esteve conosco e nós sempre quisemos viver o seu Sistema Preventivo. Nossa vida mostra isso”, enfatiza o fundador da Comunidade Canção Nova, o Mons. Jonas Abib.
A admissão à Família Salesiana tem um grande significado para a Canção Nova. Ainda jovem, quando sentiu seu chamado vocacional, Jonas Abib foi para um seminário salesiano. Anos mais tarde, foi em um colégio salesiano que percebeu o chamado a uma nova missão e a partir disso vieram os passos que resultaram na fundação da Comunidade Canção Nova, em 2 de fevereiro de 1978. O próprio Monsenhor Jonas afirma que a Canção Nova é uma Obra de Dom Bosco.
Outras informações: