EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Faculdade Salesiana promove debate com os candidatos a prefeito de Manaus

Manaus/AM – No dia 20 de agosto, a Faculdade Salesiana promoveu um debate com os candidatos a prefeito de Manaus. Realizado no auditório André Araújo, que esteve lotado na ocasião, o encontro contou com a participação dos candidatos das coligações ‘Frente de Esquerda Socialista’, Ricardo Bessa; ‘Entre, a causa é sua’, Luiz Navarro; ‘Manaus para Todos’, Serafim Corrêa; e ‘A vitória é do povo’, Francisco Praciano. Todos expuseram suas propostas e responderam a perguntas da platéia. Acadêmicos, professores, funcionários e correligionários se fizeram presentes na FSDB.

No primeiro momento do debate, em que os candidatos apresentaram suas propostas por dez minutos, Ricardo Bessa disse que uma de suas prioridades, caso eleito, será o combate à fome e a distribuição de leite para as maternidades municipais. Luiz Navarro falou sobre a questão do turismo, tomando-o com uma das grandes potencialidades da capital; e Francisco Praciano mostrou que o transporte público será um dos assuntos que mais merecerá sua atenção. Serafim, por sua vez, usou boa parte de seu tempo para falar das realizações da atual administração, como a ampliação do sistema de fornecimento de água da capital e a abertura da Maternidade Moura Tapajós.

O debate seguiu tranquilamente até que, em determinado momento, o candidato Ricardo Bessa deu início a uma série de ataques à administração de Serafim Corrêa e ao partido do candidato Francisco Praciano, o Partido dos Trabalhadores (PT). Este foi o momento mais acalorado do debate. Mesmo assim, a guerra verbal entre os candidatos ateve-se apenas à discussão de idéias e propostas.

A acadêmica Maria Dinair, 48, do 6º período de Serviço Social, contou que simpatizou com as propostas do petista Francisco Praciano. “Acho que as propostas dele foram mais concretas e são mais viáveis de realizar”, disse a estudante. Dinair afirmou que a maior parte das propostas apresentadas pelos outros candidatos são ‘utópicas’ e ignoram as condições reais de viabilizá-las. “Praciano trouxe apenas aquilo que pode proporcionar à cidade, por isso acho que sua fala foi a melhor”, contou.

Já o estudante Giordano Cássio, 24, do 6º período de Filosofia, disse que a ausência dos dois melhores colocados nas pesquisas prejudicaram o debate. Ele contou ainda que nenhuma das propostas apresentadas pelos demais candidatos lhe chamou a atenção. “Ouvi muitas coisas abstratas, em que se vê claramente que não há conhecimento da realidade. Os candidatos falam as coisas mas não sabem o que é preciso para pôr sua idéias em prática”, afirmou. Ele disse ainda que a presença de correligionários dos candidatos também foi outro fator prejudicial do encontro. “Em alguns momentos, não conseguíamos ouvir a fala dos rivais”, contou Giordano.

O debate promovido pela FSDB contou com a mediação do jornalista Antônio Ximenes e com a colaboração dos professores Antônio Vidal (Ciências Contábeis), Cristiane Manique (Serviço Social) e Raimundo Barradas (Filosofia), que compuseram a comissão executiva encarregada de analisar – e se fosse o caso, conceder – os pedidos de réplica e tréplica.

De todos os candidatos que concorrem ao pleito, apenas os representantes das coligações ‘Por Amor a Manaus’, Amazonino Mendes, e ‘União por Manaus’, Omar Aziz, não compareceram ao debate promovido pela Faculdade Salesiana.

As fotos do debate podem ser vistas no website da Faculdade Salesiana (www.fsdb.edu.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀