EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Faculdade Salesiana lança quatro livros sobre culturas indígenas

A Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) realiza na próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, o lançamento de quatro livros publicados por sua Editora. O evento, que vai ocorrer no auditório da instituição a partir das 19h30, será aberto ao público e contará com a presença dos autores das publicações e de representantes da Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua), que coedita três desses trabalhos. Estão previstas palestras do professor Renan Freitas Pinto, da Edua, e do padre Damásio Medeiros, titular da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (Isma).

Os livros que serão lançados são: “Aspectos da Cultura Tukano – Cosmogonia e Mitologia”, de autoria de Marc Fulop e tradução de Casimiro Beksta; “Índios Urbanos – Processo e Reconformação das Identidades Étnicas Indígenas em Manaus”, de Roberto Jaramillo Bernal; “A Ação dos Salesianos de Dom Bosco na Amazônia”, de Mauro Gomes da Costa; e “Começos da Arte na Selva”, de Theodor Koch-Grunberg, também com tradução de Casimiro Beksta.

Segundo o diretor-executivo da FSDB, César Lobato, lançar os quatro livros de uma só vez decorre do fato de que todos tratam da mesma temática. “Esses livros falam sobre Sociologia e Antropologia indígena, que são temas importantes tanto para a Faculdade Dom Bosco quanto para sua mantenedora, a Inspetoria Salesiana”, explicou. O educador disse que os salesianos tem tradição no trabalho com indígenas e, após tanto tempo convivendo com esses povos, os livros reúnem parte do conhecimento acumulado e são uma “tentativa de resposta” para os problemas da região.

César contou ainda que duas das publicações falam especificamente sobre o Alto Rio Negro, local onde os salesianos também já trabalham há pelo menos 50 anos – e por isso têm interesse especial na difusão de conhecimentos, soluções e problemas daquela área. “Temos uma preocupação legítima com as minorias étnicas da Amazônia. Tudo o que tratar dos problemas sociais dessa região interessa à Faculdade Salesiana e a Inspetoria Salesiana”, afirmou.

Os livros estarão à venda já no dia do lançamento e posteriormente, com preços que variam entre R$ 15 e R$ 50. A FSDB está situada na Avenida Epaminondas, nº 57 – Centro. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no telefone 2125-4644 ou pelo e-mail comunicacao@fsdb.edu.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀