EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Experiência em Natal

Tive o prazer de participar do II Seminário de educadores salesianos na cidade de Natal – Rio Grande do Norte, no período de 29 e 30 de julho. Convidado pela equipe pedagógica  na pessoa do diretor Pe. Mauro e da coordenadora Graça, profei a conferência inaugural: Espiritualidade salesiana no cotidiano da escola.

O seminário contou com a presença de 200 educadores, oriundos das várias obras do Nordeste, inclusive das FMA. Re-encontrei amigos e ainda sobrou um tempinho para um mergulho. Duas experiências me chamaram a atenção nesta viagem a Natal, comento rapidamente:

1. A comunidade salesiana: Encontrei uma comunidade composta de 4 salesianos e três aspirantes. Dois padres jovens, meus alunos e formandos no Pio XI – Lapa, animados e integrados no trabalho educativo pastoral. O diretor, padre Mauro, é um gigante, não tanto pelo aspecto físico, mas pela capacidade de tornar sonhos realidade. Convidado pelo diretor conversei longamente com os aspirantes sobre a inspetoria e a missão salesiana. Fiquei contente de ver uma comunidade empenhada no serviço educativo, organizada nos horários comunitários, acolhedora e ainda com tempo para propor a vocação salesiana convivendo com jovens candidatos.

2. Os dois colégios: Em Natal os salesianos têm dois colégios e uma obra social. O colégio São José completa este ano 75 anos e o Dom Bosco, dois anos. Fiquei encantado com a coragem da inspetoria e a determinação do padre Mauro em construir um colégio com uma estrutura moderna para 2.600 alunos e, com uma fila a espera de vagas. O colégio Dom Bosco foi projetado num bairro em expansão e conta com uma equipe técnica pequena e competente. Verdadeiramente um sucesso em tempos de redimensionamento de colégios católicos, inadimplência e baixa de alunos. Qual é a fórmula? De tudo que vi, a grande sacada é o planejamento estratégico, abertura aos novos tempos e uma equipe de leigos e salesianos integrada.

É ainda possível sonhar e realizar grandes coisas, basta agir com sinergia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀