EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

EVANGELIZAR ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

Manicoré/AM – O Documento de Aparecida dá grande importância à pastoral da comunicação; afirma que o processo de revolução tecnológica promoveu a atual cultura mediática na qual estamos vivendo de modo que os meios de comunicação de massa constituem um elemento articulador de grandes mudanças na sociedade (cf. DA 484-490).

“Nosso século tem sido influenciado pelos meios de comunicação social, por isso, o primeiro anúncio, a catequese ou o posterior aprofundamento da fé, não podem prescindir desses meios. Colocados a serviço do Evangelho, eles oferecem a possibilidade de difundir quase sem limites o campo de audição da Palavra de Deus, fazendo chegar a Boa Nova a milhões de pessoas” (DA 485).

O mesmo documento nos lança vários apelos e nos sugere diversos compromissos na área da Pastoral da Comunicação (cf. DA 486), dentre eles:
1. “Apoiar e otimizar, por parte da Igreja, a criação de meios de comunicação social próprios, tanto nos setores televisivos e de rádio, como nos sites de Internet e nos meios impressos”;
2. “Estar presente nos meios de comunicação de massa: imprensa, rádio e TV, cinema digital, sites de internet, fóruns e tantos outros sistemas para introduzir neles o mistério de Cristo”;

A Paróquia Nossa Senhora das Dores (Manicoré-AM) a partir do segundo semestre de 2010 renovou seu compromisso de evangelizar usando os meios de comunicação de massa, sobretudo marcando presença mais forte no rádio e na televisão.

Na rádio AM Rio Madeira, de alcance urbano e parte do interior, a Igreja Católica assumiu de segunda a sexta-feira, meia hora de programa, das 17:30 às 18:00 horas e aos sábados, animada pela PASCOM, das 10:30 às 12:00 horas. Em 2011 já ampliou sua presença na mídia ocupando, de segunda a sexta-feira, na Rádio Rio Madeira, o horário das 16 às 18:00 horas. Os programas todos são preparados por leigos. A formação dada pela Escola Teológica tem muito colaborado com o perfil dos comunicadores. Novos projetos na área da comunicação estão sendo gestados…

A presença católica na TV, por enquanto, está sendo através da “Santa Missa em seu Lar” todos os domingos que vai ao ar às 07:30 da manhã, sendo transmitida pelo canal 13, repetidora da TV Bandeirantes. Todavia, já está em processo de formação um programa sócio-eclesial aos sábados pela manhã envolvendo alguns educadores do Centro Juvenil Salesiano e membros da Pastoral da Comunicação. Para isso a Paróquia tem significativamente investido recursos financeiros em compra de equipamentos e formação de agentes e comunicação.

Em fim, vale apena ressaltar que os mais significativos eventos promovidos pelo Centro Juvenil Salesiano e pela Paróquia Nossa Senhora das Dores, em geral, são agraciados com a cobertura da imprensa local. As matérias, sobretudo televisivas, são mostradas pelas repetidoras para o público local (BAND, Record e Rede Amazônia – Globo), outras são também enviadas a Manaus para serem mostradas em nível de Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀