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Estreia 2013

Cartaz da Estreia 2013

Apresentação da Estreia 2013 do Reitor-Mor P. Pascual Chávez 

“Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: alegrai-vos!” (Fl 4:4)

Como Dom Bosco educador, ofereçamos aos jovens o Evangelho da alegria mediante a pedagogia da bondade

Caríssimos Irmãos e Irmãs da Família Salesiana,

Depois de ter centrado a atenção na história de Dom Bosco e procurado compreender melhor a sua vida, marcada pela predileção pelos jovens, a Estreia 2013 tem por objetivo aprofundar a sua proposta educativa. Concretamente, queremos aproximar-nos de Dom Bosco educador. Trata-se, pois, de aprofundar e atualizar o Sistema Preventivo.

Também nesta tarefa, a nossa abordagem não é apenas intelectual. Por um lado, é certamente necessário um estudo aprofundado da pedagogia salesiana, para atualizá-la segundo a sensibilidade e as exigências do nosso tempo. Hoje, de fato, os contextos sociais, econômicos, culturais, políticos, religiosos, nos quais estamos a viver a vocação e a realização da missão salesiana, estão profundamente alterados. Por outro lado, para uma fidelidade carismática ao nosso Pai, é igualmente necessário fazer nosso o conteúdo e o método da sua oferta educativa e pastoral. No contexto da sociedade atual, somos chamados a sermos santos educadores como ele, entregando como ele a nossa vida, trabalhando com e pelos jovens.

 relação paternalista” com os jovens. Quando, porém, contemplamos Dom Bosco, visto em sua realidade vivida, descobrimos nele uma superação instintiva e genial do paternalismo educativo inculcado por séculos por grande parte da pedagogia anterior a ele (séculos XVI-XVIII).

Podemos perguntar-nos: os jovens e adultos de hoje entram ou podem entrar no coração do educador salesiano? O que eles vão encontrar? Um tecnocrata, um comunicador hábil, mas vazio, ou uma humanidade rica, completa e animada pela Graça de Jesus Cristo, no Corpo Místico etc.?

A partir do conhecimento da pedagogia de Dom Bosco, os grandes pontos de referência e os comprometimentos da Estreia de 2012 são estes:

1.    O ‘evangelho da alegria’, que caracteriza toda a história de Dom Bosco e é a alma das suas múltiplas atividades. Dom Bosco captou o desejo de felicidade presente nos jovens e harmonizou a sua alegria de viver com as linguagens da alegria, do pátio e da festa; mas jamais deixou de indicar a Deus qual fonte da verdadeira alegria.

2.    A pedagogia da bondade. A amorevolezza de Dom Bosco é, sem dúvida, um traço característico da sua metodologia pedagógica tida também hoje como válida, quer nos contextos ainda cristãos quer naqueles onde vivem jovens pertencentes a outras religiões. Contudo, ela não pode ser reduzida só a um princípio pedagógico, mas deve ser reconhecida como elemento essencial da nossa espiritualidade.

3.    O Sistema Preventivo, que representa a síntese da sabedoria pedagógica de Dom Bosco e constitui a mensagem profética que ele deixou aos seus herdeiros e a toda a Igreja. É uma experiência espiritual e educativa que se funda na razão, na religião e na amorevolezza.

4.    A educação é coisa do coração. “A pedagogia de Dom Bosco, escreveu Pietro Braido, se identifica com toda a sua ação; e toda a sua ação com a sua personalidade; e Dom Bosco inteirinho está concentrado definitivamente em seu coração”.  Eis a grandeza e o segredo do seu sucesso como educador. “Afirmar que o seu coração fora entregue inteiramente aos jovens, significa dizer que toda a sua pessoa – inteligência, coração, vontade, força física –, todo o seu ser estava orientado para fazer-lhes o bem, promover-lhes o crescimento integral, desejar-lhes a salvação eterna”.

5.    A formação do honesto cidadão e do bom cristão. Formar “bons cristãos e honestos cidadãos” é a intencionalidade expressada muitas vezes por Dom Bosco para indicar tudo aquilo que os jovens precisam para viver a própria existência humana e cristã em plenitude. A presença educativa no social compreende, então, estas realidades: sensibilidade educativa, políticas educacionais, qualidade educativa da vivência social, cultura.

6.    Humanismo salesiano. Dom Bosco sabia “valorizar tudo o que há de positivo enraizado na vida das pessoas, nas realidades criadas, nos acontecimentos da história. Isso o levava a perceber os valores autênticos presentes no mundo, sobretudo se agradáveis aos jovens; a inserir-se no fluxo da cultura e do desenvolvimento humano do próprio tempo, estimulando o bem e recusando lamentar-se sobre os males; a sábia busca da cooperação de muitos, convencido de que todos possuem dons a serem descobertos, reconhecidos e valorizados; a crer na força da educação que sustenta o crescimento do jovem e o encoraja a ser cidadão honesto e bom cristão; a entregar-se sempre e em qualquer situação à providência de Deus, percebido e amado como Pai”.

7.    Sistema Preventivo e Direitos Humanos. A Congregação não tem motivos de existir se não for para a salvação integral dos jovens. A nossa missão, o evangelho e o nosso carisma pedem-nos hoje para percorrer a estrada dos direitos humanos; trata-se de um itinerário e de uma linguagem novos que não podemos transcurar. O sistema preventivo e os direitos humanos interagem, enriquecendo-se reciprocamente. O sistema preventivo oferece aos direitos humanos uma abordagem educativa única e inovadora em relação ao movimento de promoção e proteção dos direitos humanos. Igualmente, os direitos humanos oferecem ao sistema preventivo novas fronteiras e oportunidades de impacto social e cultural como resposta eficaz ao “drama da humanidade moderna, da fratura entre educação e sociedade, da desconexão entre escola e cidadania”.

Para uma compreensão profunda e a atuação dos pontos nodais acima indicados é muito útil ler: O Sistema Preventivo na educação da juventude, a Carta de Roma, as Biografias de Domingos Sávio, Miguel Magone, Francisco Besucco, documentos de Dom Bosco que ilustram perfeitamente tanto a sua experiência educativa como as suas escolhas pedagógicas.

P. Pascual Chávez Villanueva,sdb
Reitor-Mor

Para ler o texto clique aqui:  Estreia 2013

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