EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Equador – Mobilidade humana: “Uma realidade que nos desafia como Salesianos”

(ANS – Quito) – Os Delegados de Animação Missionária de toda a América estão reunidos no Centro Salesiano de Formação Permanente da América (CSFPA), com sede em Quito, Equador, para analisar e refletir sobre o tema “Mobilidade Humana e Missão Salesiana”. O encontro iniciou no dia 23 de julho e se prolongará até o dia 10 de agosto próximo.

O P. Martín Lasarte, membro do Dicastério para as Missões, diz-nos que o objetivo principal desse Encontro é revitalizar a dimensão missionária em todas as Inspetorias salesianas da América; e, em segundo lugar, refletir sobre “O Deslocamento de Pessoas”, na América; um fenômeno, aliás, que se verifica em todo o mundo universo.

“É uma realidade que nos desafia a nós, Salesianos, porque, nesses contextos, a maioria são crianças e jovens em situação de vulnerabilidade econômica, psicossocial e… emotiva: um desafio pois feito à Congregação ao qual se deve responder, tanto na América quanto em todo o mundo” – afirmou o P. Lasarte, sublinhando a contribuição dos Delegados para a Animação Missionária, na construção de réplicas eficazes para estes campos.

Pela Inspetoria salesiana do Brasil-Campo (BCG) participa o P. Eduardo Moura, para quem a obra dos Salesianos em favor dos migrantes é qualquer coisa de muito importante: “É preciso abrir a porta. Ir ao encontro. Deixar a realidade que já conhecemos. Verificar concretamente as necessidades dessa gente”.

Enriquecem as reflexões também duas Voluntárias uruguaias – Flavia Ferreyra e Karen Amaro – que, faz dois anos – estão empenhadas na Missão salesiana de Wasakentsa, Equador. Do seu ponto de vista, esses espaços, perante a mobilidade migratória, permitem engendrar novas formas de participação e consciência também para aquelas populações indígenas que já se derramam pelas cidades… “Se quisermos construir alguma coisa de bom para o Reino de Deus, isto nos ajuda a olhar para outras realidades que nos questionam, e a perguntar-nos como poderíamos dar uma resposta àqueles que têm necessidade de nós ou àqueles com os quais trabalhamos diariamente” – afirmou Karen.

Na primeira semana de trabalhos, foram variados os temas apresentados, como, por ex., “O futuro das religiões num mundo em movimento e mudança”; “Novas formas de religiosidade”; “Migrações, jovens, religiosidade”; e “Migrações num mundo intercultural e inter-religioso”. As Relações foram expostas, quer pelo P. Juan Bottasso, José Juncosa e René Unda, Professores da Universidade Politécnica Salesiana (UPS), do Equador, quer por Profissionais com experiência em matéria de Mobilidade Humana.

IMG_8191 IMG_8195 1a62e08ffc1d95fb09ace9f1c93257bb_XL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀