EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Encontro Salesiano Reunião Pan-Amazônico: aos jovens da Amazônia aguardam os salesianos para compartilhar a fé e a riqueza de Cristo no estilo salesiano

(ANS – Manaus) – De acordo com os dados oferecidos pela “Rede Eclesial Pan-Amazônica” (REPAM), na região amazônica da América do Sul vivem 2.779.478 pessoas divididas em 390 povos indígenas e 137povos que vivem em isolamento. Eles falam 240 línguas diferentes, de 49 ramos linguísticos: uma grande riqueza do ponto de vista histórico e cultural. Um “novo mundo” realmente imenso e portador de grandes valores. O anúncio de um Sínodo para a região da Pan-Amazônia para outubro de 2019 prova o compromisso do Santo Padre com uma Igreja que busca mudar seu modo de agir na Amazônia. E os salesianos? Os Filhos espirituais de Dom Bosco vivem entre eles.

De 1 a 4 Novembro começa a grande aventura de um encontro da presença salesiana na região: os salesianos que animam as presenças na Amazônia se reunirão para refletir sobre os 125 anos das missões salesianas naquele território, os desafios do presente e as ações necessárias para planejar o futuro com vigor renovado.

“Queremos estar em harmonia com a Igreja, que prepara o Sínodo Pan-Amazônico”, revelou o padre Martín Lasarte, do Setor para as Missões. O encontro contará principalmente com a presença dos missionários das Inspetorias Brasil-Manaus e Brasil-Campo Grande, no estado de Mato Grosso. Também participarão salesianos do Equador, Peru, Venezuela e Paraguai, além de leigos e FMA.

A presença de Dom Bosco na Amazônia é muito significativa. Os salesianos estão presentes em 35 comunidades missionárias a serviço de povos de pelo menos 44 grupos étnicos: Xavante, Bororo, Terena, Guarní, Kaiowá, Kinikianau, Atikum, Guató, Ofaié, Ka-diwíeu, KuraBakairi, Tukano, Tariano, Dessano, Piratapuia, Hupda, Cubeo, Uanano, Barassanos, Mirititapuia, Ara-passo, Tuyuca, Carapanasso, Bare, Shuar, Achuar, Shawi, Kandozi, Wampis, Awajun, Kechua, Chapra, Kucamacu-camilla, Shivillo, Arawacos, Hiwi, Piaroa, Yanomami, Yekuana, Senema-Yekauana, Ayoreo, Maskoy, Ishir, Tomaraio.

Um cartaz convida a participar do evento. A foto mostra a rica e complexa variedade da região Pan-Amazônica e ao mesmo tempo os principais destinatários atividade salesiana: crianças e jovens. As imagens permitem admirar os centros urbanos, a vida ao longo dos rios, as montanhas como símbolo do sagrado, a flora e fauna … No centro, o cartaz traz o símbolo do Sínodo, manifestando “unidade com a Igreja”.

Os jovens da imensa e fascinante Amazônia esperam os filhos de Dom Bosco para compartilhar a fé e as riquezas de Cristo no estilo salesiano, construindo juntos uma igreja com o jeito da Amazônia, que possa ser não apenas os pulmões de oxigênio do planeta, mas também um pulmão espiritual, onde o encontro entre Cristo e as culturas indígenas enriqueça toda a humanidade.

Fonte: http://www.infoans.org/index.php?option=com_k2&view=item&id=6632:brasil-encontro-salesiano-reuniao-pan-amazonico-aos-jovens-da-amazonia-aguardam-os-salesianos-para-compartilhar-a-fe-e-a-riqueza-de-cristo-no-estilo-salesiano&Itemid=1708&lang=pt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀