EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Educação

Educação

A herança educativa que Dom Bosco deixa aos Salesianos é baseado num espírito de amor. Com o seu Sistema de Educação, o Sistema Preventivo, Dom Bosco transformou a educação em uma maneira de encontrarmos Deus a partir dos Jovens e os mais necessitados. Um dos diferenciais da pedagogia Salesiana é o sistema Preventivo de Dom Bosco que busca tornar os seus assistidos bons cristãos e honestos cidadãos, este é fundado em três bases:

Amor carinhoso que gosta de ver o jovem feliz, mas ao mesmo tempo amor paterno, exigente, que quer o melhor e por isso exige esforço. Os jovens devem ser amados e saber disso. Dom Bosco resumia: “Faça-se amar e não se faça temer”.

Dom Bosco acreditava que só a razão podia dizer ao coração o que é o bem. É por isso que a ciência sempre foi um grande pilar da educação salesiana.

No projeto de Dom Bosco, a espiritualidade é o fundamento e coroamento dos valores e dos compromissos educativos do amor e da razão (PAULA, 2008, p. 65). Tornar os jovens “bons cristãos e honestos cidadãos” era uma grande meta de São João Bosco.

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀