EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Edebê: Nova editora em foco

ANS/Brasília– Uma nova perspectiva na utilização de recursos digitais para o segmento educacional: é quanto promete a Edebê-Brasil, editora lançada oficialmente no dia 21 de novembro, quinta-feira, às 19h, em evento realizado no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília-DF.

Presentes ao evento os diretores da Rede Salesiana Brasil e da Edebé-Espanha; os diretores, assessores e gestores de polos da Rede Salesiana de Escolas e convidados do meio educacional e religioso de Brasília. Entre as presenças, Dom Leonardo Steiner, Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; o P. Natale Vitali, do Conselho Geral dos Salesianos; a Ir. Maria del Cármen Canales, do Conselho Geral das Filhas de Maria Auxiliadora; o P. Ángel Asurmendi, Inspetor da Sociedade São Francisco de Sales (Barcelona, Espanha); o P. Nílson Faria dos Santos, Presidente da Rede Salesiana Brasil; a Ir. Rosa Idália Pesca, Vice-Presidente da Rede Salesiana Brasil; o P. Orestes Fistarol, da Conferência dos Religiosos do Brasil, representante; o P. José Marinoni, Presidente da Associação Nacional de Educação Católica – ANEC.

O P. Nivaldo Luiz Pessinatti, da Diretoria-executiva da Rede Salesiana de Escolas afirmou: “O principal diferencial da Edebê-Brasil é que ela se apresenta no mercado como uma editora que já nasceu digital. Essa é a sua originalidade e importância: uma editora voltada para o meio educacional, que traz a proposta educativa salesiana, fundamentada em nosso Fundador, Dom Bosco, e que faz isso com todo o instrumental da atualidade”.

A Edebê-Brasil é fruto de uma parceria entre a Rede Salesiana Brasil (RSB), mantenedora da Rede Salesiana de Escolas, e a Sociedade São Francisco de Sales, de Barcelona, Espanha, que coordena a editora, espanhola, Edebé. Nasceu de uma demanda da missão educativa pastoral salesiana no Brasil, especialmente no que concerne à produção de Material Didático Digital da RSE.

Em 2010, por sugestão do Superior Geral da Congregação Salesiana, P. Pascual Chávez, uma comitiva da RSB foi a Barcelona conhecer o trabalho que vinha sendo desenvolvido pela Editora Edebé. A editora espanhola já dispunha à época de ferramentas e plataformas pioneiras no segmento da educação digital, além de vasta experiência em publicações educacionais em geral. No decorrer de 2011 foram realizadas várias reuniões virtuais e presenciais entre a Edebé e a Rede Salesiana Brasil, até que, em março de 2012, a RSB aprovou em assembleia a efetivação da parceria.

“A partir disso, desenvolvemos um plano de trabalho muito amplo e rigoroso na construção do Material Didático Digital da Rede Salesiana de Escolas, que é o primeiro produto da Edebê-Brasil” – completa o P. Nivaldo Pessinatti. Foi formada uma Equipe editorial, com profissionais qualificados e experientes no mercado, para produzir os conteúdos do material didático de acordo com a realidade brasileira e a experiência de mais de dez anos da RSE. A Edebê-Brasil também formou novas parcerias para oferecer o melhor suporte digital às escolas, como, p. ex., a plataforma de gestão educacional ‘Esemtia’.

Os primeiros projetos da Edebê-Brasil são direcionados à Rede Salesiana de Escolas e contemplam o ‘Esemtia’, uma plataforma de gestão acadêmica com o intuito de facilitar o trabalho dos gestores e integrar as comunidades educativas pastorais salesianas, e o Material Didático Digital (MDD) da Rede, que começará a ser implantado no ano que vem. O MDD é composto pelo livro didático digital e pelo caderno interativo. O livro digital apresenta diversos ‘links’ que remetem às informações na rede, atividades, vídeos, imagens, entre outros. Já o caderno interativo permite ao aluno realizar atividades sobre os conceitos que estão sendo estudados, obtendo o retorno do que foi feito” – afirma Cintia Cristina Bagatin Lapa, Assessora responsável pelo Editorial Digital da RSE e diretora editorial da Edebê-Brasil.

Fonte: ANS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀