EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Do Sínodo sobre a Juventude de 2018 aos Capítulos Gerais de 2020: Reunião Conjunta dos Conselhos Gerais SDB e FMA

(ANS – Roma)  Cinco meses depois do último encontro, decorreu ontem à tarde, quarta-feira, 26 de junho, a tradicional reunião conjunta de verão dos Conselhos Gerais dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). O tema principal do encontro, feito na Casa Geral das FMA, inspirou-se no Sínodo dos Bispos de 2018, sobre “Jovens, Fé e Discernimento Vocacional”, com um olhar projetado nos próximos Capítulos Gerais: o dos SDB, em Valdocco (previsto para fevereiro-abril de 2020); e o das FMA em Roma (setembro-novembro de 2020).

Os principais temas do encontro foram abordados pelo P. Rossano Sala SDB, Secretário Especial do Sínodo de 2018, que falou sobre a Exortação Apostólica Pós-sinodal Christus Vivit (capítulos 7-8); e pela Irmã Runita Borja, Conselheira Geral para a Pastoral Juvenil das FMA, que comentou os pontos principais do XXIV Capítulo Geral que o Instituto das FMA se prepara para celebrar: ‘Escuta dos jovens, Caminhando com Maria, Sinodalidade Missionária e Leitura cheia esperança da realidade presente’.

Após estas falas, seguiu-se a tradicional partilha, em grupos e na assembleia, sobre os seguintes pontos:

  • COMO ESCUTAR E ACOMPANHAR os jovens, em nível pessoal e comunitário.
  • Há que concentrar-se no encontro com os jovens pobres e marginalizados, que estavam no coração de Dom Bosco e de Madre Mazzarello. Hoje significaria também prestar uma atenção especial aos jovens que lutam contra a dependência das drogas.
  • Não basta ler a ‘Christus Vivit’: é preciso estudá-la e absorver as suas principais inspirações.
  • Há que encontrar a coragem de mudar as estruturas e o estilo de vida, visando os jovens reais que estão à nossa volta: “Para quem existimos nós?”.
  • As perguntas abertas estão tornando melhor a nossa vida? Que salesianos somos para a juventude de hoje? Quem move nossa vida: os Jovens? o Espírito de Deus?

Na ‘Boa-Noite’, o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, aludiu aos milhares de crianças, adolescentes e jovens em dificuldade que todos os dias são acolhidos e amados pelas obras educativas dos SDB e das FMA, encontrando ali a sua salvação. Quanto às mudanças necessárias na vida da Congregação SDB e do Instituto FMA, já empreendidas anteriormente, e os próximos dois Capítulos Gerais (o 28º para os SDB e o 24º para as FMA), só se poderão realmente concretizar – observou ele – se houver a abertura diária do coração às inspirações do Espírito e a doação total da própria vida pelo bem dos Jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀