EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Do Sínodo sobre a Juventude de 2018 aos Capítulos Gerais de 2020: Reunião Conjunta dos Conselhos Gerais SDB e FMA

(ANS – Roma)  Cinco meses depois do último encontro, decorreu ontem à tarde, quarta-feira, 26 de junho, a tradicional reunião conjunta de verão dos Conselhos Gerais dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). O tema principal do encontro, feito na Casa Geral das FMA, inspirou-se no Sínodo dos Bispos de 2018, sobre “Jovens, Fé e Discernimento Vocacional”, com um olhar projetado nos próximos Capítulos Gerais: o dos SDB, em Valdocco (previsto para fevereiro-abril de 2020); e o das FMA em Roma (setembro-novembro de 2020).

Os principais temas do encontro foram abordados pelo P. Rossano Sala SDB, Secretário Especial do Sínodo de 2018, que falou sobre a Exortação Apostólica Pós-sinodal Christus Vivit (capítulos 7-8); e pela Irmã Runita Borja, Conselheira Geral para a Pastoral Juvenil das FMA, que comentou os pontos principais do XXIV Capítulo Geral que o Instituto das FMA se prepara para celebrar: ‘Escuta dos jovens, Caminhando com Maria, Sinodalidade Missionária e Leitura cheia esperança da realidade presente’.

Após estas falas, seguiu-se a tradicional partilha, em grupos e na assembleia, sobre os seguintes pontos:

  • COMO ESCUTAR E ACOMPANHAR os jovens, em nível pessoal e comunitário.
  • Há que concentrar-se no encontro com os jovens pobres e marginalizados, que estavam no coração de Dom Bosco e de Madre Mazzarello. Hoje significaria também prestar uma atenção especial aos jovens que lutam contra a dependência das drogas.
  • Não basta ler a ‘Christus Vivit’: é preciso estudá-la e absorver as suas principais inspirações.
  • Há que encontrar a coragem de mudar as estruturas e o estilo de vida, visando os jovens reais que estão à nossa volta: “Para quem existimos nós?”.
  • As perguntas abertas estão tornando melhor a nossa vida? Que salesianos somos para a juventude de hoje? Quem move nossa vida: os Jovens? o Espírito de Deus?

Na ‘Boa-Noite’, o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, aludiu aos milhares de crianças, adolescentes e jovens em dificuldade que todos os dias são acolhidos e amados pelas obras educativas dos SDB e das FMA, encontrando ali a sua salvação. Quanto às mudanças necessárias na vida da Congregação SDB e do Instituto FMA, já empreendidas anteriormente, e os próximos dois Capítulos Gerais (o 28º para os SDB e o 24º para as FMA), só se poderão realmente concretizar – observou ele – se houver a abertura diária do coração às inspirações do Espírito e a doação total da própria vida pelo bem dos Jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀