EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CEDB PARTICIPA DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Por Celso K. Rodrigues / Centro Educativo Dom Bosco –

Os alunos e educadores do Centro Educativo Dom Bosco – CEDB participaram, ontem (17), no centro de Ji-Paraná (RO), do ‘Pit Stop Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes’ contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, organizado da pela Prefeitura da cidade,

A data escolhida para o dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra criança e adolescente é o dia 18 de maio, pois neste dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido, e os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos da criança e do adolescente, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que institui o 18 de maio como o dia Nacional de Combate e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convoca-la para o engajamento pelos direitos de criança e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.

O aluno do curso de Mecânica de Motocicleta do CEDB Adrian de Souza, falou da importância do evento “o ensinamento para mim é um modo de alertar as pessoas. Divulgamos todos os tipos de violência contra o menor por meio do panfleto e cartaz entregues aos motoristas no pit stop” disse.

Para o educador Claudio de Oliveira a participação de todos foi muito importante para a conscientização “Foi um trabalho bom e eficiente, bem planejado. O público estava bem motivado a fazer o trabalho, puxando a frente mesmo. A presença de autoridades professores, Conselho Tutelar, policiais foi bastante importante. As pessoas ficaram curiosas devidas às camisetas e aos materiais que eram entregues e a movimentação também”.

O salesiano Adail Brito sdb, representando o CEDB no evento, falou sobre a defesa da vida “Fazer bonito para nós do CEDB é estar defendendo a vida das crianças e adolescentes. Por isso estamos aqui presente neste momento de conscientização contra a exploração sexual de crianças e adolescente. Hoje estamos no Pit Stop, porém o combate ao abuso e exploração deve acontecer em vários ambientes: na escola, na família, nos espaços sociais” disse aos presentes.

Este dia para educadores e alunos do CEDB foi uma ação educativa com referência constante ao que Dom Bosco sempre procurou fazer: prevenir situações violência dos jovens, de risco a suas vidas, de imoralidades. Isso com clima de alegria, senso de dever e da responsabilidade nas formas concretas do empenho pessoal e do serviço ao outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀