EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CASAIS CATÓLICOS PARTICIPAM DE ENCONTRO PARA DISCUTIREM A VIDA FAMILIAR

Manicoré/AM – A Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Manicoré (AM), realizou no 0/03/2010, um ENCONTRO DE CASAIS CATÓLICOS no qual se refletiu a relação afetiva, familiar e sócio-comunitária que permeia a célula mater da sociedade nos dias de hoje.

A iniciativa do encontro partiu do Pe. Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira), pároco local, objetivando a revitalização da Pastoral Familiar da paróquia partindo do envolvimento de novos casais; contou com o assessoramento dos casais membros da Pastoral Familiar Paroquial, que encaminharam carta-convite, elaborada pelo pároco, dirigida aos casais nas comunidades de bases paroquial.

Compareceram ao encontro, realizado no Auditório de Nossa Senhora das Dores, 57 casais, que durante duas profícuas horas ouviram, viram e falaram acerca da “vida a dois” e turbulências que a assombram, no dia a dia familiar, desfavorecendo o cumprimento pleno da tríplice missão da família no plano de Deus.

Foram trabalhados, no encontro, temas como: “A Oração do Pai Nosso”, refletida no diálogo entre Deus e o Cristão; “O poder da visão”, audiovisual que reflete sobre o que está acontecendo à nossa volta, nos mais diversos campos do conhecimento humano; e que nos chama a atenção para a necessidade de encontrarmos tempo para Deus e nós seus filhos, feitos à sua imagem e semelhança.

Trabalhou-se, também, sobre “O que é o amor!?”, um texto refletido em forma de jogral musicado que estimulou os presente a rever a vida afetiva e o companheirismo conjugal. Pe. Bira refletiu com os casais sobre “a Rede globo e a banalização dos valores morais”, em detrimento da família, matéria jornalística que critica a forma aviltante como vem sendo repassado à sociedade, comportamentos e atitudes contrárias ao valores morais e cristãos, exibidos nos reality show e novelas que invadem os lares, impregnando-os, muitas vezes, da falsa idéia de que tudo é “válido” e “normal”, precisando, pois, de uma visão mais crítica de nós casais cristãos e famílias na sociedade

Por meio de recursos da comunicação e da metodologia de ensino-aprendizagem, incentivou-se aos casais à participação nos próximos encontros do gênero, estimulando-os à escuta oportuna da Palavra nas missas e cultos, a fim de favorecer o crescimento da fé e da espiritualidade, e preparando-lhes o alicerce para a participação na missão sócio-religiosa que aprimore a relação conjugal, familiar e comunitária, de modo a se (re)edificar a sociedade com o rosto de Cristo – “Caminho, verdade e vida”.

O evento foi avaliado como muito positivo. Para o próximo dia 15 de abril já está agendado um segundo evento. Não se tratou de um evento estanque. A programação da vida da pastoral familiar tem para o ano 2010 ousados desafios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀