EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Bento XVI nomeia novo bispo de São Gabriel da Cachoeira

 

O papa Bento XVI nomeou dois novos bispos para o Brasil, nesta quarta-feira, 4. O padre Edson Tasquetto Damian, 61, foi nomeado para a diocese de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas. Ele substituirá ao atual bispo, dom José Song Sui Wan, 67, cujo pedido de renúncia foi aceito pelo papa segundo o cânon 401 §2º. Já o padre Giovane Pereira de Melo, 50, será o novo bispo da diocese de Tocantinópolis, no estado do Tocantins.

Pe. Edson:  Nomeado bispo de São Gabriel da Cachoeira no dia em que completa 61 anos, padre Edson é natural de Fontana Freda, município de Jaguari, no Rio Grande do Sul. Em 1961, iniciou seus estudos no seminário de Santa Maria (RS). Cursou a filosofia no seminário de Viamão (RS) e a teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e mestrado em Teologia Dogmática na Faculdade de Teologia da Assunção, em São Paulo.

Ordenado padre no dia 20 de dezembro de 1975, padre Edson foi vigário paroquial em Cachoeira do Sul de 1977 a 1979. Membro da Fraternidade Sacerdotal Jesus Caritas de Charles de Foucuald, conviveu com os Irmãozinhos do Evangelho em Salvador (BA), em 1980, onde trabalhou como gari. No ano seguinte, acompanhou os Irmãozinhos do Evangelho de Titichi, na Bolívia, junto aos povos indígenas Quéchuas.

Padre Edson foi ainda professor de teologia no Instituto de Teologia Paulo VI e na Universidade Católica de Pelotas. Na CNBB, de 1993 a 1999, foi o assessor do Setor de Vocações e Ministérios. Há dez anos trabalha na diocese de Roraima onde, atualmente, é coordenador de evangelização, residindo em Boa Vista.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀