EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Beatificação da Ir. Maria Troncatti, fma

Roma/IT – A beatificação de Irmã Maria Troncatti, Filha de Maria Auxiliadora, missionária na floresta amazônica do Equador, está próxima. No próximo dia 24 de novembro, em Macas, sede do Vicariato Apostólico de Méndez, o cardeal Angelo Amato, SDB e Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, presidirá o rito solene como representante do Santo Padre.

“Tendo em vista esta nomeação, que interessa a todos os grupos e membros da Família Salesiana, convidamos a apreciar o testemunho desta consagrada missionária à luz da fé e no caminho da Família Salesiana rumo ao bicentenário do nascimento de Dom Bosco. – exorta o padre Pierluigi Cameroni, Postulador Geral das Causas dos Santos da Família Salesiana – A história de Irmã Troncatti brilha como modelo singular de mulher consagrada, missionária e mãe de todos aqueles que tiveram a sorte de conhecê-la e acima de tudo representa o testemunho de quem realmente experimentou a paixão apostólica do ‘Da mihi animas, cetera tolle’, aceitando a exigente prática do ‘Trabalho e temperança’, como condição indispensável para colher frutos”, conclui.

Além de biografias, folhetos e outros materiais publicados por ocasião deste evento, foram organizadas várias iniciativas para a beatificação, principalmente na Itália e no Equador.

No dia 20 de outubro, em Corteno Golgi, o local de nascimento de Irmã Trocatti, e na catedral de Brescia, sua diocese de origem, sua figura foi lembrada por ocasião do Dia Mundial das Missões.

Em 29 de outubro, na Casa Geral das FMA, em Roma, foi realizado um painel de discussão com discursos e testemunhos de quem a conheceu.

Em 7 e 8 de novembro, no Equador, aconteceu um fórum na Universidade Politécnica Salesiana em Quito, com o tema “Mulheres religiosas, feminilidade e desenvolvimento entre os povos indígenas do Equador.”

O Tríduo de preparação para a beatificação será comemorado em todas as comunidades do Equador, apresentando Maria Troncatti como missionária, educadora e solidária com os pobres.

“Que o testemunho desta próxima Beata da Família Salesiana nos encoraje a assumir um maior compromisso eclesial em favor de uma nova evangelização, a fim de redescobrir a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé. – afirma o padre Cameroni – Com sua vida e sua santidade, Irmã Troncatti nos lembra que a fé cresce quando é vivida como experiência do amor recebido e quando é comunicada como experiência de graça e de alegria”.

Fonte: Info ANS, adaptado por Wellington Gonçalves, sdb


Ir. Maria Troncatti, Filha de Maria AuxiliadoraIr. Maria Troncatti,

Filha de Maria Auxiliadora

Nasceu em Corteno Golgi (Brescia) no dia 16 de fevereiro de 1883. Cresceu alegre e trabalhadora na numerosa família, entre os campos e os cuidados dos irmãozinhos, num clima aquecido pelo afeto dos pais. Assídua na catequese paroquial e nos Sacramentos, a adolescente Maria amadureceu um profundo sentido cristão que a abriu para a vocação religiosa. Por obediência ao pai e ao pároco, porém, esperou chegar à maioridade antes de pedir a admissão no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e emitir a primeira profissão em 1908, em Nizza Monferrato. Durante a primeira guerra mundial (1915-1918) Ir. Maria frequentou curso de assistência sanitária em Varazze e trabalhou como enfermeira da Cruz Vermelha no hospital militar: uma experiência que se tornará muito preciosa no curso de sua longa atividade missionária na floresta amazônica do Oriente equatoriano. De fato partiu para o Equador em 1922, foi mandada entre os indígenas shuar, onde, com outras duas irmãs, iniciou um difícil trabalho de evangelização em meio a riscos de toda espécie, não excluídos aqueles causados pelos animais da floresta e pelos perigos das água turbulentas dos rios atravessados no vau ou sobre frágeis “pontes” de cipó, ou então nas costas dos índios. Macas, Sevilha Dom Bosco, Sucúa são alguns dos “milagres” ainda florescentes da ação de Ir. Maria Troncatti: enfermeira, cirurgiã e ortopedista, dentista e anestesista… Mas acima de tudo, catequista e evangelizadora, rica de maravilhosos recursos de fé, de paciência e amor fraterno. Sua obra para a promoção da mulher shuar floresce em centenas de novas famílias cristãs, formadas pela primeira vez com a livre escolha pessoal dos jovens esposos. Ir. Maria morreu em um trágico acidente aéreo, em Sucúa, no dia 25 de agosto de 1969, oferecendo a sua vida para a reconciliação entre os colonos e os indígenas. Seus restos mortais repousam em Macas, na Província de Morona (Equador). Ela foi declarada Venerável no dia 8 de novembro de 2008.

Fonte: Figlie di Maria Ausiliatrice, adaptado por Wellington Gonçalves, sdb.

1 comentário em “Beatificação da Ir. Maria Troncatti, fma”

  1. Eduardo Pintarelli

    Parabéns mais uma vez à Congrgação Salesiana por mais este exemplo de santidade que dá ao mundo, já que não é a primeira vez que a Sociedade de São Francisco de Sales da à Igreja um exemplo de santidade! Desta vez uma Filha de Maria Auxiliadora subirá aos nssos altares para integrar a Corte Celeste dos nossos intercessores junto de Nosso Senhor. Muito obrigado, Irmãs Salesianas de Dom Bosco, por animarem nossa Igreja com tão bons exemplos de serviço e amor aos irmãos e irmãs! E que o Instituto das Filhas de Maria Axiliadora possa, a partir de São João Bosco e sobre os ensinamentos de Santa Maria Domingas Mazzarello, ser sempre esta porta que liga a Igreja de Nosso Senhor à Juventude, tonando-a missionária e discípula de Jesus Cristo!
    Bem-aventurada Irmã Maria Troncatti, rogai por nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀