EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

As raízes da paixão apostólica salesiana

(ANS – Roma) – A Associação Bíblica Salesiana (ABS), em coincidência com o Capítulo Geral 26, preparou uma resenha de estudos, publicada pela Editora ‘Elledici’, intitulada “Paixão apostólica. Da mihi animas”.

O P. Pascual Chávez, que assina a apresentação do livro, citando os Atos dos Apóstolos (6,2) evidencia quão necessário seja que o apóstolo procure o essencial “recuperando a oração e a Palavra de Deus”. Os autores das contribuições exploram o Antigo e o Novo Testamento pondo em relevo a inspiração profunda de cada missão, de modo especial da paixão apostólica que Dom Bosco manifestou no lema “Da mihi animas”. A ele, que se inspira no livro do Gênesis (14,21), se dedicam as duas primeiras contribuições, que o iluminam sob o perfil exegético e do ponto de vista da sua interpretação espiritual.

O livro, cuidado pelo P. Rafael Vicent e o P. Corrado Pastor, respectivamente Vice-Presidente da ABS e seu Secretário, foi apresentado pelo P. Francesco Mosetto, no dia 20 de março último, aos salesianos capitulares.

Ao Antigo Testamento são dedicados outros três estudos: o primeiro sobre Moisés, que vive a paixão de Deus pelo seu povo; o segundo sobre os profetas, eles também sinais do amor apaixonado de Deus pelo seu povo; quanto ao terceiro, este oferece uma releitura bíblica e salesiana do salmo 23 (22 LXX), salmo do “Bom Pastor”.

Mais abundante ainda é a parte que se refere ao Novo Testamento na qual se põe em evidência a figura de Jesus, “apóstolo do Pai”, primeiro formador dos seus apóstolos, testemunhas da sua “compaixão” e futuros missionários do evangelho. Não menos interessante é a parte que se refere aos Atos e ás Epístolas apostólicas nas quais se nos deparam novos e estimuladores tópicos para a reflexão.

Estão em preparação as versões em língua espanhola e inglesa. Os membros da ABS desejam que o livro possa tornar-se um válido instrumento de estudo e de espiritualidade para os vários grupos da Família Salesiana e para os simpatizantes do carisma de Dom Bosco.

A Associação Bíblica Salesiana (ABS), desejada pelo Reitor-Mor P. Egídio Viganó para a animação espiritual da Congregação e da Família Salesiana, é um organismo que reúne os cultores salesianos de ciências e atividades bíblicas. Nascida em 1983, a ABS favorece, além disso, a atualização e a colaboração entre os seus sócios empenhados na docência ou na área bíblica da catequese e da pastoral, e um qualificado serviço bíblico à Igreja, segundo o carisma salesiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀