EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish

 

AMAZONAS

INSPETORIA SÃO DOMINGOS SÁVIO

Com sede na cidade de Manaus a Inspetoria São Domingos Sávio mais conhecida como ISMA (Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia) foi fundada no ano de 1958, tendo como primeiro Inspetor padre Miguel D´Aversa. Além de residência dos Salesianos e casa de hospedagem, a sede inspetorial funciona como centro administrativo e apoio logístico para as missões.

SANTUÁRIO ARQUIDIOCESANO SÃO JOSÉ OPERÁRIO- CENTRO

Em 5 de fevereiro de 1948, Dom João da Mata Andrade e Amaral, então Bispo Diocesano de Manaus, assinava o decreto de criação da Paróquia de São José Operário desmembrando-a da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. A nova Paróquia atenderia a comunidade do território da praça 14 e adjacências e ficaria sob os cuidados dos Salesianos de Dom Bosco. No dia 06 de junho, celebrou-se a Eucaristia e deu-se formalmente a instalação da nova paróquia, tendo como seu primeiro pároco o padre Estevão Domitrovitsch. A Construção da sede paroquial, iniciada em 4 de junho 1949, com a bênção da pedra fundamental por Dom Alberto Gaudêncio Ramos, que sucedeu Dom João, foi seguida por anos de muito trabalho que envolveu leigos da comunidade e autoridades públicas. Em abril de 2015, celebrou-se o decreto da criação do Santuário de São José Operário devido à grande devoção e peregrinação de fé ao Glorioso São José.

 COLÉGIO DOM BOSCO

Convidados pelo então Bispo de Manaus, Dom Irineu Joffily, no dia 24 de Julho 1921, chegaram os salesianos para iniciarem as atividades no Colégio Dom Bosco. Primeiro Diretor foi o padre Pedro Ghislandi. Em 1927 iniciou-se a construção do antigo prédio do Colégio Dom Bosco. Contemporaneamente a construção nova foi aberto o Curso Ginasial no turno matutino e vespertino para classe média e, no noturno, gratuitamente, para filhos de operários. O arcebispo de Manaus, Dom Luis Soares Vieira, em 1993, elevou o Colégio Dom Bosco a Paróquia Pessoal. Depois disso foi construída uma nova Igreja, em estilo moderno. Foram construídas também uma nova biblioteca e laboratórios de informática. Em seguida foi construído um complexo cultural esportivo, inaugurado em 1998. O Colégio Dom Bosco oferece, atualmente, Educação Infantil (Pré I, Pré II), Ensino Fundamental (9 séries) e Ensino Médio (3 séries).

Comunidade do Aleixo

 

A Comunidade iniciou suas atividades com o Centro Vocacional Salesiano “João Paulo II” em 1983. Atualmente funciona a residência salesiana, casa de acolhida para os salesianos idosos e casa de retiro. A comunidade faz parte do complexo da Zona Leste de Manaus que conta ainda com uma obra social e colégio.

COLÉGIO DOM BOSCO LESTE

Em Manaus, em 1978 foi criado um aspirantado, o Centro Vocacional João Paulo II, na estrada do Aleixo. Com a diminuição do número de aspirantes, foi aproveitada a estrutura existente e foi aberto o colégio a serviço da Zona Leste de Manaus, recebendo o nome de Dom Bosco LesteHoje a Escola ocupa o prédio novo onde funciona a também a Faculdade Salesiana Dom Bosco. A escola tem por finalidade desenvolver nos alunos o senso social e cívico, cultural, moral e ético; por isso, oferece à Comunidade uma educação que visa o desenvolvimento do aluno inserido na sua realidade, ministrando formação integral na Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

PRÓ-MENOR DOM BOSCO

Fundado em 1981 pelo Salesiano padre Marcelo Bertolusso.  Pró Menor Dom Bosco, é uma Instituição de caráter filantrópico de Assistência Social básica, educacional e religiosa, sem fins lucrativos, que atua na cidade de Manaus, na garantia de direitos e proteção socioassistenciais de adolescentes e jovens, oriundos de famílias em vulnerabilidade social, utilizando como ferramenta a capacitação e qualificação profissional como meio de inclusão e transformação de vidas.

Comunidade de Manicoré

Os salesianos chegaram a Manicoré em 1962 após ter sido instalada a Prelazia de Humaitá. O primeiro vigário foi padre Roman Klimkoswki que trabalhou arduamente nestas terras. A comunidade é constituída pela Igreja Matriz paroquial Nossa Senhora das Dores e o Centro Juvenil Salesiano.

Paróquia Nossa Senhora das Dores 

Em 06 de julho de 1868, a Paróquia São João Batista do Crato, em Humaitá, foi transferida para a “linda igrejinha de Manicoré”, assim registra o Livro Tombo paroquial. Nas décadas seguintes o fervor do povo de Deus, que iniciou de forma muito espontânea o culto a Nossa Senhora das Dores, a partir de uma pequena imagem doada pela família Brasil, e o zelo de corajosos missionários. Os salesianos chegaram para dar sua contribuição com a evangelização deste território em 1962. O primeiro pároco salesiano foi o padre Romano Klenkoski. E até hoje a Matriz Paroquial é confiada aos salesianos.

centro juvenil salesiano

Criado no ano de 2005 o CJS (Centro Juvenil Salesiano) tem como missão contribuir para a promoção humana e da fé cristã de adolescentes e jovens de modo especial dos mais empobrecidos e em situação de vulnerabilidade social a través da educação profissionalizante, esporte, lazer e orientação religiosa.

CENTRO JUVENIL
plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀