EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

ANS: Conselheiro Geral de CS visita as Inspetorias do Brasil

Pe. Filiberto Gonzáles, Conselheiro Geral para as comunicações Sociais, com a Comissão Inspetorial de Comunicação e membros da Pastoral, em sua visita pela Inspetoria São Domingos Sávio no início de março deste ano.

ANS/Brasília – De 16 de fevereiro à 8 de maço, Pe. Filiberto González, Conselheiro Geral para as Comunicações Sociais (CS), visitou as seis inspetorias salesianas do Brasil: São Paulo, Recife, Campo Grande, Porto Alegre, Manaus e Belo Horizonte, e concluiu os encontros em Brasília, como uma visita à sede da Conferência das Inspetorias do Brasil (CISBRASIL).

A visita ao Brasil faz parte de uma série de visitas de animação que quer compreende vários países com uma importante presença salesiana e um claro potencial no campo da comunicação. Já receberam a visita do conselheiro todas as inspetoria da Espanha, da Itália e da Polônia; das onze inspetorias da Índia, restam ainda três, e com esta visita, somam-se as seis do Brasil. Nesta visita, Pe. Gonzáles propôs considerar e inserir as Comunicações Sociais dentro do Projeto Orgânico e das dinâmicas ordinárias de qualquer Inspetoria; dado que a história e as possibilidades são diversas nos vários países visitados, assim também os princípios promovidos pelo Dicastério das Comunicações Sociais devem prever uma aplicação às realidades locais diversificadas.

A respeito dos objetivos da visita, Pe. Filiberto explica: “é essencial continuar a apoiar os inspetores e os delegados da comunicação social no conhecimento e aplicação do novo Sistema Salesiano de Comunicação Social (SSCS). Se trata de um processo compartilhado entre salesianos e leigos que, na medida em que for aplicado, mudará o modo de pensar as comunicações sociais e o seu papel na missão salesiana”.

Existem alguns pontos fundamentais, entre os objetivos programados: “sempre apontamos para o conhecimento e aplicação de cinco pontos: uma plataforma geral comum e quatro áreas organizacionais. A plataforma se baseia sobre a vocação e missão juvenil do salesiano, que deve estar ontem estão os jovens, na unidade dos vários setores da missão e sempre em função da salvação da juventude: pastoral juvenil, comunicação social e missões, sem esquecer a formação e uma sólida espiritualidade, por que é a experiência pessoal de Deus e de Jesus Cristo que comunica aos jovens, e por que se parte sempre do fato de que cada salesiano deve ser, ao mesmo tempo evangelizador-educador, e também comunicador”.

“Depois seguem as quatro áreas organizacionais: a animação das comunicações sociais, delegada ao Inspetor e a um salesiano ou leigo juntamente com uma equipe acompanhada de um projeto; a formação dos salesianos, dos colaboradores e dos jovens para a comunicação, que parte da pessoa e depois passa através dos meios de comunicação; a informação dentro e fora da inspetoria, cuidando especialmente da relação com a Congregação (ANS) e com a Família Salesiana e a Igreja Local (o Boletim Salesiano, a revista anual ‘Salesianos”, uma sala de imprensa); e, por fim, a produção de informação salesiana de cultura cristã e carismática, e de uma opinião pública a favor da missão salesiana e da Igreja”.

Sobre os aspectos das Comunicações Sociais observados na sua visita, Pe. Gonzáles afirma: “a primeira coisa que salta a vista é que o livro do SSCS foi impresso e distribuído a todos os salesianos e aos educadores das seis inspetorias, e está atualmente em fase de estudo e aprofundamento. É muito importante também o modo como foi iniciada a criação de uma rede nacional de escolas, de universidades, obras sociais e de Comunicação Social. Se trata de um serviço altamente profissional, transparente, sólido, por meio do qual foi fundada uma sede da CISBRASIL, na cidade de Brasília, que não só unifica os salesianos, mas esta traçando um caminho de unidade, onde é possível e necessários, com as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). De um lado a unidade na missão evangelizadora e educativa a torna forte e significativa a nível nacional, por outro oferece muitas oportunidades de ação. Um segundo aspecto é que se está entrando muito rapidamente no campo das novas tecnologias da comunicação, a serviço da educação e da informação. A rede de escolas e a versão digital do Boletim Salesiano são bons exemplos. Um terceiro ponto que merece reconhecimento é de manter um única editora para todas as inspetorias, que está associada a uma grande editora salesiano de um outro pais, e que assim produz livros escolares com uma visão cristã e a nossa pedagogia para todas as escolas dos salesianos e das FMA no Brasil e em outros países”.

Por fim o Conselheiro indicou os desafios para as inspetorias do Brasil: “Continuar em seu caminho de sinergia dos setores, a nível inspetorial e nacional, sempre em favor da missão juvenil; desenvolver programas compartilhados de formação inicial e permanente para as Comunicações Sociais, que compreendam todos os colaboradores das várias obras e mesmo os jovens, educando-os para as novas tecnologias e para as novas linguagens; reforçar e unificar a equipe de Comunicação Social da inspetoria, colocando suas reflexões e as atividades de animação dentro do Projeto Orgânico Inspetorial (POI); consolidar a imagem evangelizadora-educativa nos vários setores da missão salesiana; trabalhar unidos, determinados e seguros para a próxima Jornada Mundial da Juventude e o Bicentenário do nascimento de Dom Bosco; dar confiança, unidade e força para as redes nacionais, com o apoio de cada obra local e a partir da autenticidade pessoal e vocacional de cada salesiano”.

Fonte: Agenzia Info Saleziana (ANS)
Tradução por: Wellington Gonçalves, sdb.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀