EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Aniversário do Reitor-Mor: o entusiasmo de ser salesiano

(ANS – Roma) – Também neste ano os salesianos da Casa Geral reuniram-se em torno do P. Pascual Chávez, Reitor-Mor, por ocasião do seu aniversário: 63 anos, dos quais 52 vividos na Congregação.

Como já é tradição, no fim da manhã o Reitor-Mor presidiu a SS. Eucaristia na Capela da Casa Geral. Da Celebração participaram todos os membros da Comunidades Salesiana, o Superior da Visitadoria da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), de Roma, P. Joaquim D’Souza; o Reitor da Universidade, P. Carlo Nanni; os Diretores das comunidades de São Calisto e de São Tarcisio, P. Elio Torrigiani e P. Maurizio Verlezza; e o Diretor da comunidade salesiana na Cidade do Vaticano, P. Pedro Migliasso.

Falou por primeiro, logo no início da Celebração, o Vigário do Reitor-Mor, P. Adriano Bregolin, que formulando as felicitações ao P. Chávez manifestou toda a proximidade, tanto da Congregação quanto da Família Salesiana, e agradeceu ao Reitor-Mor por sua profunda dedicação.

Na homilia, o P. Chávez, em exposição retrospectiva, evocou etapas da própria vida pessoal, recordando outrossim alguns momentos vividos pela Congregação no último ano. E à luz da liturgia do dia, disse, referindo-se à Estréia 2010: “Havíamos pedido de ver Jesus; e o vimos!”.

E passou a expor alguns momentos que caracterizaram o ano: centenário da morte do P. Rua; encontro dos bispos salesianos; IV Assembléia Mundial Eletiva dos/as Ex-Alunos/as de Dom Bosco; os terremotos no Haiti e no Chile; aluviões no Paquistão e as sombras jogadas sobre a Congregação, que junto com a Igreja, foi objeto de acusações – todos momentos que marcaram entre luzes e sombras a caminhada deste ano e como a sequela de Cristo requeira empenho e sacrifício.

Em vista da Estréia 2011 sobre a necessidade de convocar, o P. Chávez recordou o seu entusiasmo por ter correspondido à vocação salesiana: “Sinto-me um chamado à vida, à fé, a seguir Dom Bosco”.

Forte, enfim, foi o apelo do Reitor-Mor a viver com profundidade a conversão: conversão a Deus, com uma autêntica vida consagrada; a Dom Bosco, com a fidelidade ao carisma, ao Sistema Preventivo e aos jovens, com um serviço constante e denso de amor.

O dia de festa prosseguirá também de tarde; entre os convidados esperados também Magdi Cristiano Allam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀