EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


ANIMAÇÃO PASTORAL

Animação Pastoral

A ação pastoral salesiana se destaca pela capacidade de encontrar ocasiões de contato,  proximidade e de comunhão com os adolescentes e jovens. É ir ao encontro dos seus destinatários e onde eles se encontram, seus interesses e aptidões. Como o Bom Pastor, os Salesianos, educadores e educadoras, se aproximam dos adolescentes e jovens, adaptando-se a eles, pedindo ao Espírito Santo o dom da simpatia, modelada na doçura do coração de Cristo (cf. CG20, n. 100).

Articulação da Juventude Salesiana (AJS):

A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) é uma proposta pastoral de integração e apoio mútuo entre os diversos grupos de jovens que se identificam com a espiritualidade juvenil salesiana (EJS). Essa articulação dá-se pela sinergia entre os salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora, proporcionando, dessa forma, uma ação conjunta mais representativa e significativa para a missão. Um dos princípios da AJS é a vivência da espiritualidade salesiana. Ela é ponto de encontro entre todos os grupos. Esse princípio é uma tentativa de responder às expectativas e necessidades trazidas pelo mundo atual, assim dialogando com a juventude.

Formação:

Em nossa inspetoria, marcada por longas distâncias, pluricultural riqueza étnica e ecológica, existe um real esforço para fazer acontecer esta formação, como resposta ao chamado do Senhor, da Igreja e dentro da Congregação Salesiana. Somos consagrados salesianos e vivemos no meio do mundo com suas riquezas e desafios, especialmente do mundo digital. É nesse mundo que somos chamados a viver nossa vocação, nossa identidade; viver de Cristo, unidos a Cristo, para sermos sinais de Cristo para a juventude de nosso tempo. “Formação é acolher com alegria o dom da vocação e torná-la real em cada momento e situação da existência. Formação é graça do Espírito, atitude pessoal, pedagogia de vida. Toda a formação, inicial e permanente, consiste em assumir e realizar nas pessoas e na comunidade essa identidade.”

Animação Vocacional:

A Animação Vocacional auxilia o jovem a decidir como seguir a sua vida, qual é a sua vocação, sua missão e seu papel como cidadão perante a sociedade. Além de animar ao jovem para o projeto de Deus, como indivíduo a serviço. Este conjunto, chamamos de Projeto de Vida. Acreditamos que acertar na vocação, é garantia de vida feliz, mesmo com suas dificuldades, próprias da vivência humana. Dom Bosco ao fundar a congregação salesiana, percebeu que os jovens com quais convivia, não se identificavam somente com o sacerdócio, dessa forma, ofereceu diversas possibilidades de por os dons que recebemos a serviço. A Família Salesiana possui inúmeras vocações nas quais se pode colocar dons a serviço de Deus e dos irmãos. E Você jovem? Quer fazer uma experiência conosco? Venha ser Salesiano de Dom Bosco. Entre em contato conosco!

Acesse e saiba mais:https://www.facebook.com/maisvocaional.salesianos 

Animação Missionária:

A Animação Missionária é uma caraterística da nossa Congregação desde seu nascimento, e sempre apresentou nosso empenho na missão ad gentes como traço essencial do nosso carisma.  Animação missionária é cada atividade desenvolvida para criar e manter viva na Igreja a consciência de sentir-se enviada a anunciar Jesus Cristo a todos os povos, e suscitar nos cristãos a necessidade de dar testemunho dEle com generosidade, inclusive com a doação da própria vida.

Paróquias

Atua com a evangelização das juventudes nas paróquias que anima, otimizando a ação missionária de protagonismo juvenil, permeado pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco. Assim sendo, as três dimensões de educação são os pilares também no contexto paroquial, a razão de nossa fé, a religião como relação com o Transcendente e a amorevolleza como uma manifestação da graça divina.

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀