EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude

A Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude

No Ano Santo da Redenção (1983-1984) João Paulo II sentiu que deveria haver uma cruz próxima do altar principal na Basílica de São Pedro, onde pudesse ser vista por todos. Uma grande Cruz de madeira, com 3.8 metros de altura, foi colocada nesse local de acordo com o desejo do Papa.

No final do Ano Santo, após o Papa ter encerrado a Porta Santa, ele confiou essa mesma Cruz aos jovens de todo o mundo, representados pelos jovens de Centro Juvenil de São Lourenço em Roma. Nesse momento, as suas palavras foram as seguintes: “Meus queridos jovens, ao concluir este Ano Santo, eu confio-vos o símbolo deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciai a todos que só na morte e ressurreição de Cristo é que poderemos encontrar salvação e redenção”. Os jovens levaram a Cruz para o Centro Juvenil de São Lourenço ao lado da Praça de S. Pedro, a sua residência permanente quando não está em peregrinação pelo mundo. A primeira peregrinação da Cruz do Ano Santo (como era então conhecida) foi em julho de 1984, a Munique na Alemanha para o “Katholikentag” (Dias Católicos).

É conhecida como a “Cruz do Ano Santo”, a “Cruz do Jubileu”, a “Cruz da Jornada Mundial da Juventude”, a “Cruz dos Jovens”, a “Cruz Peregrina”. Muitos são os que a chamam a “Cruz dos Jovens”, visto ter sido entregue aos jovens para a levar à volta do Mundo.

De tempos a tempos João Paulo II relembrou os jovens sobre a Cruz e a missão que lhes confiou em 1984. Na sua mensagem para as JMJ 2000, o Papa disse: “Há quinze anos, no fecho do Ano Santo da Redenção, eu confiei-vos uma enorme Cruz de madeira, pedindo-vos que a carregassem pelo mundo fora como sinal do amor que o Senhor Jesus tem pela humanidade e assim proclamar a todos que somente em Cristo que morreu e ressuscitou é que há salvação e redenção. Desde então, carregada por mãos e corações generosos, a Cruz tem realizado uma longa e ininterrupta peregrinação pelos continentes, para assim demonstrar que a Cruz caminha com os jovens e os jovens caminham com a Cruz”.

No Domingo de Ramos de 2003, a Cruz das JMJ foi entregue aos jovens da Alemanha pela delegação canadense.

“Hoje a cruz inicia a sua caminhada por vários países Europeus. Desde o Domingo de Ramos do próximo ano em diante, ela visitará todas as dioceses da Alemanha”, comentou o Papa. João Paulo II também confiou aos jovens de todo o mundo um Ícone da Virgem Maria “Salus Populi Romani” – venerado durante a XV Jornada Mundial da Juventude de 2000, em Roma – que de agora em diante estará também presente em todas as JMJ.

A cruz mede 380 cm de altura e pesa 31 Kg.

Os braços medem 175 cm de largura.

Os painéis em madeira medem 25 cm de largura.

A madeira tem 5 cm de espessura.

A cruz

A Cruz encaixa num pedestal que pesa 31 kg.

O Ícone de Maria, por seu turno, mede 118 cm de altura, 79 cm de largura e 5 cm de profundidade, pesando 15 Kg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀