EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A AUXILIADORA se torna a honra de Porto Velho!

Porto Velho/RO – Com grande alegria e comoção geral se celebrou a Eucaristia na qual foi assinado pelo arcebispo Dom Moacyr Grechi o decreto que proclama Nossa Senhora sob o título de AUXILIADORA como padroeira de Porto Velho e co-padroeira da Arquidiocese.

Por iniciativa das ex-alunas salesianas se chegou a esta proposta de reconhecimento oficial de uma realidade que já marcava a história de Porto Velho desde o inicio do século passado.

A notícia foi muito bem acolhida entre o clero local, entre o povo em geral, pelos meios de comunicação que divulgaram o fato e principalmente pela Família Salesiana que não perdeu a oportunidade para se encontrar e renovar nossa identidade mariana. 

O primeiro momento aconteceu no sábado com o encontro de todos os grupos da Família Salesiana, o Pe. Chicão estava presente presidindo a missa e depois partilhando o tema da Estréia deste ano. A presença da Ir. Francisca (nova inspetora das FMA) encheu de alegria nosso encontro, e suas palavras motivadoras nos animaram a caminhar unidos. Com mais de 60 representantes dos vários grupos foi possível se reanimar no nosso sentimento de pertença a este carisma e se dispor a continuar a caminhada salesiana nesta cidade. Terminamos a noite com um cocktail.

No tão esperado domingo, que providencialmente era dia 13 (com todos os festejos mensais do santuário de N. S. de Fátima) foi ao meio dia que homenageamos nossa Mãezinha. Dom Moacyr contou com a presença de Dom Antônio Possamai e de uns 20 representantes do clero, entre os quais o Pe. Emilio da Catedral e o Pe. Franco chanceler da Curia e o Pe. Rui Feitosa que foi quem concretizou a proposta das ex-alunas, fazendo todo o apanhado histórico e as considerações necessárias para o decreto. A quem agradecemos pelo seu firme coração salesiano. Todos os grupos da Família Salesiana estavam presentes em peso, tanto os Salesianos Cooperadores, como a Associação dos Devotos de Maria Auxiliadora, como é claro as Ex-alunas.

A Imagem de N.S. Auxiliadora entrou triunfante acompanhada pelas Ir. Salesianas e pelas Ex-alunas, enquanto o povo cantava em sua honra. Uma chuva de papel picado a acolheu a sua chegada ao altar onde aos seus pés foi assinado o tão aguardado documento.

Em nome da Família Salesiana o Pe. Chicão e a Ir. Francisca entregaram a Dom Moacyr uma placa em homenagem e agradecimento ao serviço de pastor prestado nestes anos e um exemplar da biografia de Dom Rua lembrado pelo seu centenário.

Depois de uma manifestação de grande empolgação por parte das Ex-alunas acompanhadas por toda a assembléia se encerrou a celebração com a bênção solene de N. S. Auxiliadora e a oração composta por Dom Bosco em sua honra, distribuída a todos os presentes. Nesta ocasião também se aproveitou para dar a posse ao novo pároco o Pe. Sinval. Devido ao horário não podia faltar um almoço que revigorasse as forças.

Ficou um sentimento geral de alegria e satisfação em quem pode participar deste momento, mas se percebeu que esta homenagem a N. Senhora mais do que um motivo de orgulho é um desafio para quem se proclama seus devotos, pois seremos chamados sempre mais a testemunhar que somos dignos filhos desta mãe tão bondosa e amada.

Que toda a cidade de Porto Velho possa, através do testemunho dos que amam N. S. Auxiliadora, se sentir orgulhosa de ter como padroeira uma mãe tão digna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀