EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Carta do Inspetor aos Salesianos e demais membros da Família Salesiana

Manaus, 16 de agosto de 2017.

Caros Salesianos e demais membros da Família Salesiana, viva Dom Bosco!

O dia 16 de agosto está impresso no DNA salesiano: é a data do nascimento do Fundador da Família Salesiana da qual fazemos parte e na qual nos sentimos comprometidos com o carisma e a missão confiadas por Deus ao “Santo dos jovens”: Dom Bosco!

Passados 202 anos de sua data natalícia, sentimos que o sopro do Espírito e os apelos juvenis continuam mostrando o quanto o carisma salesiano é necessário para os nossos tempos.

Em cada membro da Família Salesiana deve palpitar o coração oratoriano de Dom Bosco. Um coração marcado pelo espírito de família; a espiritualidade do cotidiano; o otimismo que gera esperança; a alegria que nasce do encontro profundo com Deus; o trabalho como expressão do ardor missionário; a ascese e a mística como “cara e coroa” da identidade que nos caracteriza.

A sociedade e a Igreja precisam da força espiritual, pedagógica, educativa, evangelizadora e missionária das sementes que o Espírito suscitou no coração do “pastorzinho dos Becchi” e que continua vivo no coração de seus filhos e filhas.

Mãos, rostos, passos, gritos, sonhos, … das nossas juventudes esperam encontrar em cada Salesiano, Filha de Maria Auxiliadora, Salesiano Cooperador, membro da Associação de Maria Auxiliadora, Ex-alunos/as, Voluntária de Dom Bosco, Dama Salesiana… a expressão viva da caridade pastoral que animou Dom Bosco, muito bem sintetizada na expressão da mihi animas cetera tolle.

No próximo ano, a Assembleia Ordinária dos Bispos, refletirá no seu Sínodo sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional. Este apelo e compromisso devem envolver toda a Família Salesiana. O Encontro Nacional dos Salesianos Cooperadores, agendado para a metade do ano que vem, segue também esta linha de reflexão: querer conhecer as juventudes para viver com os pés no chão a missão entre os adolescentes e jovens.

Celebremos com memória grata os dons concedidos por Deus a Dom Bosco. Vamos nos comprometer com zelo operante nas causas juvenis. Busquemos semear sonhos de esperança num mundo marcado por tantas mazelas e atroz com os adolescentes e jovens. Como salesianos queremos agradecer a Deus pela ordenação sacerdotal do Diácono Franciclei (19/08); a ordenação episcopal de Dom Antonio de Assis (02/09) e também a ordenação presbiteral dos diáconos José Ivanildo e Washington Luis, marcadas para dezembro deste ano.

Viva Dom Bosco! “Viva” no sentido de festeje, celebre, comemore, agradeça… mas “Viva” também existencialmente falando, ou seja, modelando cada palavra, cada atitude, cada gesto a partir do coração daquele que dedicou tudo, até o seu último suspiro para os seus pobres jovens.

Que a Virgem de Dom Bosco, a Auxiliadora nossa, nos anime neste caminho de vivencia e testemunho do Evangelho com o jeito do carisma confiado por Deus a Dom Bosco.

Com amizade fraterna,

P Francisco Alves de Lima, Inspetor

1 comentário em “Carta do Inspetor aos Salesianos e demais membros da Família Salesiana”

  1. João da Costa Cavalcante Filho

    Que maravilhosa notícia para nossa Amazônia… Padre Antônio, e a partir de setembro próximo Dom Bira (sem problema, pois assim que ele é chamado pelos seus amigos) vai abrilhantar mais a Igreja da Amazônia… Bira sempre foi um motivador da Fé, um questionador do modo de vida leviano e sem crítica da atualidade… Ele realmente não mudou muito desde quando ele era seminarista e eu, um garoto frequentador do Oratório Salesiano São Domingos Sávio, em 1987… “Quem não vive para servir, não serve para viver”, era o lema que ele sempre dizia em suas homilias e palestras para crianças, jovens e adultos… Sempre um homem simples em seus modos de vida… Ele foge da ostentação… Gosta de ser discreto… Mas surge quando se precisa dele… Fala com a razão e o coração… Um salesiano de D. Bosco apaixonado pelo que faz… Sinto muito porque perdemos um padre salesiano, mas ganhamos um bispo amigo de todos, próximo do povo, sonhador e realizador como seu mestre Dom Bosco.
    Então, vai padre Bira… Vai realizar a missão que Deus te chamou… Não tenha medo… E se ele vier em forma de desafios, sabemos todos que você não desistirá tão fácil, e sempre olhará para o céu… Deus o abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀