Rede Salesiana

Presença Salesiana no Mundo

Os salesianos de Dom Bosco estão presentes em mais de 130 países, nos cinco continentes. São milhões de jovens atendidos todos os dias em nossas obras sociais, escolas, universidades, missões e paróquias. Um gigantesco movimento de pessoas que promovem a educação, a assistência social e a evangelização da juventude em todo o mundo. A Congregação Salesiana é atualmente a maior instituição missionária da Igreja Católica. Destaca-se também como a segunda maior congregação religiosa do mundo.

No Brasil o trabalho dos Salesianos de Dom Bosco começou em 1883, quando um grupo de religiosos vindo da Itália, encaminhados por Dom Bosco, chegaram para colocar em prática seu carisma e pedagogia baseados na “razão, na religião e no carinho” e atender às necessidades de uma população jovem e carente. Ao longo dos anos, criaram escolas, paróquias, centros juvenis (também conhecidos como oratórios), obras assistenciais e sociais, escolas de educação básica e universidades, rádios comunitárias, editora, centros de produção de audiovisuais, além da obra missionária junto aos povos indígenas.

[youtube id=”d6p4or1PJ0s” width=”600″ height=”350″]

Atualmente, os salesianos estão presentes em quase todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Estão organizados em seis regiões administrativas, chamadas de inspetorias, que facilitam a gestão regionalizada: Inspetoria São Domingos Sávio (Amazonas, Pará e Rondônia); Inspetoria São João Bosco (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal); Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Noroeste de São Paulo); Inspetoria São Luís Gonzaga (Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas); Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (São Paulo) e Inspetoria São Pio X (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).

Para promover um serviço mais consistente e unitário, em 2002 foi criada a CISBrasil (Conferência das Inspetorias Salesianas do Brasil), que, entre outras atividades anima o trabalho em rede de nossas escolas, universidades e obras sociais.

[toggle title=”A MARCA”]

Logomarca

O Logomarca nos indica um caminho de missão e santidade.

O “S” em vermelho nos remonta ao caminho de Cristo, trilhado por Dom Bosco e Madre Mazzarello, e hoje por nós. “S” de Salesianos. “S” de Santidade!

A elipse em Azul remonta ao mundo,  lugar da Missão. [/toggle]

[tabs tab1=”ESCOLAS” tab2=”ENSINO SUPERIOR” tab3=”AÇÃO SOCIAL” tab4=”PARÓQUIAS”]

[tab id=1]

REDE SALESIANA DE ESCOLAS

RSEA Rede Salesiana de Escolas (RSE) é a maior rede católica de ensino do País associada à ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil). A educação salesiana está presente no Brasil há mais de 120 anos e, hoje, atende cerca de 90 mil jovens e crianças nas 114 escolas espalhadas em todo o território nacional, das quais 05 pertecem à nossa Inspetoria.

Desde 2002, as escolas salesianas de todo o Brasil se uniram em Rede e, como primeiro trabalho conjunto, decidiram elaborar e produzir um material didático personalizado e exclusivo. A intenção é que a essência do Sistema Preventivo Salesiano, baseado no amor, na ciência e na espiritualidade, esteja presente em cada livro utilizado nas salas de aula.

Para viabilizar o projeto dos livros da RSE, foram contratados autores renomados do meio acadêmico, com referências das mais conceituadas universidades do Brasil, e que têm significativa experiência com os métodos de avaliação do vestibular e do ENEM.

Os resultados desse investimento já podem ser vistos nas salas de aula, nos pátios, nos corredores, no dia a dia das escolas e, principalmente, na vida dos nossos educandos.

[youtube id=”4grPoav06fI” width=”600″ height=”350″]

CONTATO:

Site da RSE

[toggle title=”NOSSAS ESCOLAS NA AMAZÔNIA”]

 Carmo Ananindeua Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo II (Ananindeua-PA)

Diretor: Pe. Francisco José Sadeck dos Santos
Contato: (91) 3255-0418
 
 
 Carmo- Belem Colégio N. S. do Carmo (Belém-PA)

Diretor: Pe. Alberto Bresciani
Contato: (91) 3216-2600
www.carmobelem.org.br

 

 CDB Manaus Colégio Dom Bosco- Centro (Manaus-AM)

Diretor: Pe. Gennaro Tesauro
Contato: (92) 2125-4600
www.domboscomanaus.edu.br
 
  Colégio Dom Bosco- Leste (Manaus-AM)

Diretor: Pe. José Reginaldo de Oliveira
Contato: (92) 3248-1834
 
 
 CDB Porto Velho Colégio Dom Bosco (Porto Velho)

Diretor: Pe. Gilberto Theodoro Cucas
Contato: (69) 3211-4716
www.domboscopvh.com.br

[/toggle]

[/tab]
[tab id=2]

INSTITUIÇÕES SALESIANAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (IUS)

As Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS) compreendem todos os centros de ensino superior e de ensino de terceiro grau não universitário dos quais a Congregação Salesiana direta ou indiretamente é titular e responsável. Distribuídas em dezoito países da Europa, Ásia e América, atualmente já passam de 40 e seu número continua a crescer. As IUS têm como objetivo principal oferecer aos jovens um serviço de formação: científica, profissional, humana e cristã, gerando oportunidades de acesso a tantos que vivem em desvantagem econômica e social.

As diferenças sociais, culturais e normativas dos Estados fazem com que o conjunto das IUS apresente uma grande diversidade. Do ponto de vista do grau acadêmico, existem universidades propriamente ditas, centros universitários, faculdades isoladas, escolas técnicas e escola superiores.

As IUS são instituições de ensino superior, de inspiração cristã, caráter católico e índole salesiana. Elas apresentam modalidades, tanto do ponto de vista do relacionamento com a Igreja (pontifícias, católicas, de inspiração cristã) e com a Congregação Salesiana (há as próprias, as confiadas e as de responsabilidade partilhada com outros); quanto do ponto de vista dos graus acadêmicos que conferem e das situações locais em que são inseridas.

Instituições Salesianas de Educação Superior no Brasil

 Universidade Católica de Brasília
 Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande, MS
 Centro Universitário Salesiano de Lins (UNISALESIANO)
 Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
 Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, de Cel. Fabriciano e Ipatinga, MG
 Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo
 Faculdade Salesiana de Santa Teresa, de Corumbá, MS
 Faculdade Salesiana do Nordeste, de Recife, PE
 Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, RS
 Faculdade Salesiana Dom Bosco, de Manaus, AM
 Instituto Salesiano de Filosofia, de Recife, PE
 Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba, SP

[/tab]
[tab id=3]

REDE SALESIANA DE AÇÃO SOCIAL

Jovens do Pró-Menor Dom Bosco- Manaus/AMA Resas (Rede Salesiana de Ação Social) é formada por 80 obras sociais que estão ligadas às seis inspetorias dos salesianos de Dom Bosco no Brasil e tem a intenção de fortalecer a ação social dos salesianos no País. Os representantes de cada Inspetoria se reúnem nos encontros da Resas e, por meio do trabalho articulado em forma de rede, buscam melhorar e ampliar os trabalhos sociais desenvolvidos. Assim, a Rede Salesiana de Ação Social consolida a oferta de oportunidades de formação socioeducativa dentro da proposta de Dom Bosco e leva sempre em consideração as características de cada lugar onde há uma obra salesiana.

[toggle title=”ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL”]

[/toggle]

[toggle title=”NOSSAS OBRAS SOCIAIS”]

 Escola Salesiana do Trabalho- Belém (PA) Escola Salesiana do Trabalho (Belém-PA)

Diretor: Pe. Ângelo Manuel Martin Nieto
Contato: (91) 4008-8200
 
 Pró-Menor Dom Bosco- Manaus (AM) Pró-Menor Dom Bosco (Manaus-AM)

Diretor: Pe. Humberto Ribeiro da Costa
Contato: (91) 3238-1103
 
Obras Sociais do Aleixo
Encarregado: Pe. Jefferson Luís da Silva Santos
Contato:3639-3921
osaleixo@isma.org.br

 

 Centro Salesiano do Menor Centro Salesiano do Menor (Porto Velho- RO)

Diretor: Pe. Gilberto Theodoro Cucas
Contato: (69) 3229-2960
 
 Centro do Menor- Humaitá Centros Juvenis

São Gabriel da Cachoeira (AM)
Diretor: Pe. Mario Zangarini
Centro Juvenil Salesiano
(97) 3471-1213
Humaitá (AM)
Diretor: Pe. Gilberto Theodoro Cucas
Centro do Menor
(97) 3373-1653
Ji-Paraná (RO)
Centro Educativo Dom Bosco
Diretor: Pe. Albert Rypel
(69) 3416-4213
 

[/toggle]

[/tab]

[tab id=4]

REDE SALESIANA DE PARÓQUIAS (RESAP)

A) Originalidade da paróquia salesiana:

Paróquias

O ardor apostólico de Dom Bosco, sempre vivo no coração dos Salesianos, o renovado aspecto da paróquia como presença territorial da Igreja e as necessidades pastorais das Igrejas locais levaram a Congregação a abrir-se amplamente ao ministério paroquial.

A paróquia é indicada explicitamente nas Constituições entre as várias presenças nas quais realizamos a nossa missão, “como resposta “as necessidades pastorais das Igrejas particulares nas regiões que oferecem conveniente campo de serviço à juventude e às classes populares” (R 25; cf. C 42).

O tratamento dos salesianos no campo paroquial exprime-se nas paróquias confiadas à Congregação e nas paróquias missionárias. Os salesianos inseridos numa Igreja particular oferecem na instituição paroquial, com o seu carisma, uma contribuição original e específica.

B) Perfil da Paróquia comunidade à Comunidade Salesiana:

- É animada por uma comunidade religiosa que vive e trabalha em sinergia com os leigos e os vários grupos da Família Salesiana.
– Apresenta-se em pequenas comunidades fraternas e solidárias que priorizam a Pastoral Familiar.
– Vive o estilo espiritual e pedagógico característico do Sistema Preventivo de Dom Bosco: com projeto pastoral integral: evangeliza educando e educa evangelizando.
– Atende preferencialmente os jovens, sobretudo os mais pobres.
– Procura estar localizada nos ambientes populares.
– É missionária e discípula.
– Se evangeliza e celebra a vida nos sacramentos como encontro pascal com Cristo.
– Conta com itinerários de evangelização inculturada para todos.
– Educa para uma consciência crítica, para a justiça, para uma organização social e para o compromisso político.
– Acompanha os processos vocacionais.
– Está integrada e colabora na vida da Igreja local.
– Propicia um trabalho pastoral em rede com outras instituições afins.
– Avalia constantemente seus objetivos sob a luz dos sinais dos tempos e em constante diálogo com a cultura contemporânea.

[toggle title=”NOSSAS PARÓQUIAS”]

 Ananindeua (PA) Paróquia Nossa Senhora das Graças (Ananindeua-PA)
Pároco: Pe. Francisco José Sadeck dos Santos
(91) 3255-26-54

 

Paróquia São José Operário- Aleixo (Manaus-MA)
Pároco: Pe. João da Silva Mendonça
(92) 3639-3921

http://www.paroqsaojoseoperarioaleixo.com.br

 

 São José Centro- Manaus Paróquia São José Operário- Centro (Manaus-AM)
Pároco: Pe. João Benedito da Cunha Alves
(92) 3232-4464

http://www.paroquiasaojosecentro.com.br

 

Paróquia Pessoal Dom Bosco (Manaus-AM)
Pároco: Pe. Gilberto Theodoro Cucas
(92) 2125-4600

 

 Nossa Senhora das Dores. Manicoré Paróquia Nossa Senhora das Dores (Manicoré-AM) 
Pároco: Pe. Antônio de Assis Ribeiro
(92) 3385-1059

 

São José Jipa Paróquia São José (Ji-Paraná/ RO)
Pároco: Pe. Alberto Rypel
(69) 3416-4213
 
  Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Porto Velho- RO)

Pároco: Pe. Sinval Marques Pereira
(69) 3229-7704

 

Paróquia São Miguel Arcarjo (Iauareté- AM)
Pároco: Pe. Nilson Costa Cruz
(97) 3475-1106
Paróquia Santa Isabel (Santa Isabel do Rio Negro- AM)

Pároco: Pe. Norberto Hohenscherer

[/toggle]

[/tab]

[/tabs]

Compartilhe:
Redes Sociais