Quem Somos

“Somos Dom Bosco vivo hoje, para os jovens de hoje.”

A missão que Dom Bosco queria realizar de maneira duradoura em favor da juventude pobre precisava de pessoas decididas a trabalhar com ele. Exigia também instituições que pudessem garantir a continuidade do empreendimento. Já vinha falando, disfarçadamente, com alguns de seus discípulos, por isso que em 9 de Dezembro de 1859, Dom Bosco após o jantar chamou alguns, a qual compareceram 19 dos seus auxiliares, e lhes falou de sua intenção em fundar uma sociedade. Em 1859 nascia a Pia Sociedade de São Francisco de Sales , ou “salesianos”. Esse grupo deu origem congregação salesiana que se compõe de padres e irmãos com a finalidade de promover a glória de Deus e a salvação das almas que permeia atividades educativas nas escolas, paróquias,obras sociais, oratórios, casas de acolhida de meninos e meninas de rua entre outros.

Nós, Salesianos de Dom Bosco (SDB), de específica vida religiosa que segue o projeto apostólico do fundador: ser na Igreja sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres. Nossa sociedade é composta de clérigos e leigos que vivem a mesma vocação em fraterna complementaridade. Somos reconhecidos na Igreja como Instituto religioso clerical, de direito pontifício, dedicado às obras de apostolado.

Os salesianos atualmente são cerca de 15560 e estão presentes em 127 países do mundo, trabalhando em mais de 1820 obras e mais de 140 outras formas presenças. No Brasil há mais de 700 salesianos em cerca de 111  obras, organizados em seis coordenações regionais (ou inspetorias)*. Na Inspetoria São Domingos Sávio, os salesianos são cerca de 86, em 17 presenças, entre colégios, obras sociais, paróquias e missões entre os povos indígenas.

* Números divulgados com base nas últimas estatísticas da congregação até Dezembro de 2011. (cf. Annuario 2012 dei Salesiani di Don Bosco, Volume Secondo – Direzxione Generale Opere Don Bosco)
Compartilhe:
Redes Sociais