WhatsApp Image 2022-06-19 at 19.01.18

ENCONTRO NACIONAL DOS NOVIÇOS SALESIANOS 2022

by / 0 Comments / 10 View / 21 de junho de 2022

Por n. Alison Penha (BMA)

Na noite do dia 18 de junho de 2022, os noviços salesianos pertencentes aos dois “Curatorium” localizados em Barbacena-MG com 12 noviços composto pelas Inspetorias de Belo Horizonte (BBH), Campo Grande (BCG) e Manaus (BMA) e Jaboatão do Guararapes-RE com 13 noviços pertencentes pelas Inspetorias de Recife (BRE), São Paulo (BSP) e Porto Alegre (BPA), realizaram o encontro on-line com a temática “por vós estudo, por vós trabalho, por vós eu vivo, por vós estou disposto até a dar a vida” (Const.14), com o intuito de oportunizar os noviços para um momento de interagir e integrar através das partilhas das experiências que têm vivido até o momento.

O encontro iniciou com a animação de cantos salesianos e seguida de oração feita pelos noviços de Barbacena, os noviços de Jaboatão prepararam a dinâmica de apresentação na qual cada noviço apresentava seu nome, idade, cidade, inspetoria pertencente e concluindo com uma frase de Dom Bosco que marcava a caminhada vocacional, a partilha das frases foi entrelaçada com as frases de Madre Mazzarello devido a origem educativa de alguns noviços recebidas pelas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

A sequência das apresentações também contou com a participação dos Mestres padre Carlos e padre Sedney, na qual apresentaram a sua missão em frente a formação dos noviços, sua experiência vocacional e as frases de Dom Bosco escolhidas por eles. O padre Natale Vitale que é o inspetor referente para a formação salesiana do Brasil e inspetor da Inspetoria São João Bosco (BBH), motivou os noviços a viverem o “ano da graça”, partilhou sua experiência do noviciado e os fatos que marcam sua vocação, destacou também que o noviço: “conhece, ama e serve a Jesus Cristo, com a mente, o coração e as mãos de Dom Bosco”.

O momento auge do encontro foi a partilha pessoal dos noviços a partir das experiências vividas no noviciado, destacaram o “kairós” que se vive nesta etapa formativa, o confronto pessoal dentro das dimensões referidas no itinerário formativo, manifestaram também os desafios e as diversidades comuns na vida fraterna. As considerações finais dada pelos mestres de noviços motivaram que o seu papel como formador é fazer com que o noviço “tenha crise”, como momento oportuno para aprofundar a vida consagrada que estão dispostos a abraçar, alertando que essas crises acompanham para a vida toda. O encontro foi concluído com oração final e a avaliação do encontro feita pelos noviços em algumas palavras destacavam: espírito de família, comunhão, diversidade, Salesianidade. fraternidade e união.

 Noviciado Barbacena (Personalizado)

Noviciado de Barbacena/MG

Noviciado JaboatÒo

Noviciado de Jaboatão/PE

Compartilhe:
Redes Sociais

Your Commment

Email (will not be published)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.