mat01

REPAM: Núcleo de Educação Intercultural Panamazônico

by / 0 Comments / 49 View / 10 de julho de 2020

Na manhã de quinta-feira, 09 de julho, as 9h, realizou-se por meio do aplicativo Zoom, a primeira reunião do Núcleo de Educação Intercultural Bilíngue Panamazônico (REIBA). O encontro promovido pela Rede Eclesial Panamazônica (REPAM), foi coordenado pelo padre Pablo Mora, sj, Jesuíta peruano, coordenador do núcleo. Participaram religiosos, religiosas, leigas, leigos, bispos de diversos países da América Latina e da Europa.

Das Inspetorias Salesianas da Amazônia participaram o padre José Ivanildo, representando a Inspetoria São Domingos Sávio, Ir. Maria Carmelita, pela Inspetoria Laura Vicuña e Ir. Mariluce Mesquita. Esteve presente na reunião ainda a Ir. Maria Inês, presidente da CRB-Brasil.

A iniciativa que está nascendo no núcleo precisa ser discernida, para que cresça de forma harmônica e bem articulada, por isso o espaço de escuta dos agentes e organismos que trabalham com os povos indígenas no âmbito educativo na região panamazônica.

O projeto piloto do núcleo de educação pretende criar uma rede escolar com escolas primárias em comunidades indígenas na região da Amazônia. A diocese de São Gabriel da Cachoeira, na pessoa de seu bispo Edson Damian, mostrou abertura para começar a rede educacional no Brasil.

Um dos nomes recomendados pelo bispo para acompanhar este trabalho é o salesiano P. Justino Sarmento, salesiano, que acompanhou todo o processo sinodal sobre a Amazônia como perito e que atualmente trabalha na comunidade de Santa Isabel, no Rio Negro.

mat02

Compartilhe:
Redes Sociais

Your Commment

Email (will not be published)