Post_Livro

Lançamento do livro – Um jovem protagonista de seu sonho

by / 0 Comments / 21 View / 11 de maio de 2020

A Editora Edebê lança o livro Um jovem protagonista de seu sonho, do Padre João da Silva Mendonça Filho, que aborda a juventude de Dom Bosco de uma forma inspiradora.

O autor ressalta que o livro fala sobre resiliência, aquela situação limite onde tudo está para dar errado e você consegue dar a volta por cima para resolver aquele conflitou ou crise.

O livro aborda um recorte de 12 anos na vida de Dom Bosco, dos 14 aos 26 anos, em que ele teve tudo para dar errado na vida. Se viu sem família numa cidade grande, sem suporte. Mas com trabalho, estudo e muita dedicação conseguiu dar a volta por cima e realizar seu grande sonho: ser padre para os jovens mais pobres. Ele conseguiu ser um padre diferente, pois partiu da própria experiência e da conquista do seu sonho, superando seus limites, para influenciar os jovens da sua comunidade e mais tarde do mundo todo.

Sinopse:

livro mendonca

O jovem João Bosco assumiu em primeira pessoa a realização de seus ideais, vencendo a timidez, os limites humanos e até a fome, o perigo e a vulnerabilidade social da época, século XIX, na Itália, numa mudança de época, da cultura agrícola para uma nova economia de mercado. Essa experiência, que influenciou profundamente o religioso que dedicou sua vida aos jovens, pode ser inspiradora, estimulante e também vocacional para muitos jovens hoje, que passam por desafios e situações de indecisão.

A vida de Dom Bosco em sua juventude em Chieri, entre 1831 e 1841, foi um período difícil, que tinha tudo para dar errado. Chieri era uma cidade de porte médio, que enfrentava a mudança trazida pela industrialização. Para um pobre camponês como João aquilo era um céu, como também poderia ter sido um inferno. Contudo, ele conseguiu se superar movido pela resiliência.

Esta é a intenção desta obra. Mostrar na prática o que é um jovem resiliente, que tem a coragem de se superar e corresponder a si mesmo, em primeiro lugar, com a concretude de sua vida. Como bem disse Papa Francisco na visita à casa mãe em Valdocco: “Dom Bosco foi um homem de ações concretas”, fundamentadas e profundas, e isso ele aprendeu na dureza da vida.

 

 

 

Sobre o autor:

Pe. João da Silva Mendonça Filho, SDB, nasceu em Manaus (AM) no dia 3 de janeiro de 1961. Salesiano de Dom Bosco desde 1983, ordenou-se em sua cidade natal em 1991. Possui licenciatura em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras (Lorena/SP), é Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Xaveriana (Santafé de Bogotá/Comlômbia) e concluiu o Mestrado em Educação com especialização em pedagogia vocacional pela Pontifícia Universidade Salesiana (Roma/Itália). Pós-graduado em educação sexual e cultura em meios de comunicação. Foi Coordenador de Pastoral Juvenil na Província Salesiana Missionária da Amazônia, Vice-presidente da OSIB Regional Norte 2, Assessor arquidiocesano de catequese na arquidiocese de Manaus e Pároco da Paróquia São José – Aleixo Manaus. Foi Professor de Teologia Pastoral no Campus Unisal – Lapa/SP, Vice-diretor da Comunidade salesiana de teologia Santo Tomás de Aquino e atual como Pregador de retiros espirituais. Pároco também na paróquia Nossa Senhora das Graças, Ananindeua/PA. Atualmente assessor executivo da Revista Convergência da CRB Nacional.

 

Onde comprar:

Pelo site: https://www.edebe.com.br/jovemprotagonista

Valor: R$ 22,50

Frete grátis

Compartilhe:
Redes Sociais

Your Commment

Email (will not be published)